quarta-feira, 22 de fevereiro de 2023

Independência dos EUA - Aula e exercícios

 





AULA E EXERCÍCIOS SOBRE INDEPENDÊNCIA DOS EUA


1. (Espcex (Aman) 2017) Em 1781, o general inglês Cornwallis rendeu-se aos revoltosos norte-americanos, na batalha de Yorktown, dando início às negociações que levaram a Inglaterra a reconhecer os Estados Unidos da América como nação livre.

 

Na formação desse novo estado pode-se destacar

a) um poder central forte e nenhuma autonomia política e administrativa aos estados membros.  

b) a adoção do sistema parlamentarista.  

c) a participação política dos indígenas e negros.  

d) um poder central muito fraco e estados membros com muita autonomia política e administrativa.  

e) a formação de um estado com base em ideias oriundas do Iluminismo.  

 

2. (Unioeste 2017)  Tomando como base a citação abaixo:

 

“A história escrita do mundo é, em larga medida, uma história de guerras, porque os Estados em que vivemos nasceram de conquistas, guerras civis ou lutas pela independência. Ademais, os grandes estadistas da história escrita foram, em geral, homens de violência, pois ainda que não fossem guerreiros – e muitos o foram –, compreendiam o uso da violência e não hesitavam em colocá-la em prática para seus fins”.

KEEGAN, John. Uma História da Guerra. São Paulo: Companhia das Letras, 1995, p. 399.

 

Assinale a alternativa CORRETA.

a) A Guerra dos Cem anos foi um conflito ininterrupto ocorrido no século XVI que envolveu duas das principais potências da Europa: Inglaterra e França. O cenário era marcado por fortes crises e pelo crescimento da economia urbana e do comércio.  

b) O primeiro conflito bélico que teve proporções globais ocorreu entre 1941 e 1945 e foi chamado de Primeira Guerra Mundial, batizada por seus contemporâneos como “A grande guerra”.  

c) O processo de independência dos Estados Unidos ocorreu na virada da década de 1770 para 1780. No Segundo Congresso Continental, ocorrido no dia 04 de julho de 1776, foi escrita a Declaração de Independência.  

d) Entre 1965 e 1975 ocorreu a guerra do Vietnã: uma batalha sangrenta e custosa, mas que marcou a maior vitória americana na Ásia durante o século XX e a derrocada do comunismo naquela região do globo.  

e) Liderado por Fulgêncio Batista e patrocinado pelos Estados Unidos, a Revolução Cubana marcou o fim do regime comunista que foi instaurado na ilha de Cuba por Fidel Castro e Che Guevara.  

 

3. (Puccamp 2017) Os primeiros tempos da história dos Estados Unidos como nação independente foram marcados pela Declaração de Independência, que celebrava a legítima busca por oportunidades, prosperidade e felicidade por todas as famílias, apregoando valores que mais tarde seriam associados ao chamado “sonho americano”. Corroborou, posteriormente, para a difusão desses valores a 

a) implantação da Lei de Terras como medida prioritária após a independência, incentivando o assentamento das famílias de imigrantes em pequenos lotes adquiridos a preços simbólicos.   

b) descoberta de ouro na Califórnia, que provocou uma onda desenfreada de migrações para o oeste, atraindo, inclusive, trabalhadores estrangeiros.   

c) promulgação da Constituição dos Estados Unidos, composta por um conjunto de leis que asseguravam o fim da escravidão, o voto universal e o sistema federativo.   

d) política de remoção indígena acompanhada da criação de reservas, conjuntamente à campanha de que o respeito à diversidade e a tolerância eram pilares da sociedade americana.   

e) transposição das fronteiras ao sul, por meio da Guerra de Secessão, que resultou na anexação de metade do território antes pertencente ao México, despertando o entusiasmo da população pela política expansionista.   

 

4. (Espcex (Aman) 2015)  Leia as afirmações abaixo.

I. Permitiu o acesso à cidadania a todos os norte-americanos.

II. Abalou o prestígio do rei na Inglaterra e provou que era possível fazer valer a soberania popular.

III. Trouxe prejuízos aos povos indígenas, pois suas terras, localizadas em sua maior parte a oeste do Mississipi, passaram a ser atacadas pelos proprietários de terra e comerciantes de peles de origem europeia.

IV. Propiciou a abolição da escravidão nos Estados Unidos.

 São repercussões imediatas da independência norte-americana

a) as afirmações I, II, III e IV.   

b) apenas as afirmações I e II.  

c) apenas as afirmações II e III.   

d) apenas as afirmações II e IV.  

e) apenas as afirmações III e IV.  

 

5. (Pucrj 2014)  Os parágrafos que se seguem foram extraídos do documento “Declaração de Independência dos Estados Unidos”, assinado pela unanimidade dos representantes políticos das Treze Colônias, no Segundo Congresso Continental no ano de 1776.

 

 

“Quando no decurso da História do Homem se torna necessário um povo quebrar os elos políticos que o ligavam a outro e assumir, de entre os poderes terrenos, um estatuto de diferenciação e igualdade ao qual as Leis da Natureza e do Deus da Natureza lhe conferem o direito, o respeito que é devido perante as opiniões da Humanidade exige que esse povo declare as razões que o impelem à separação. (...)

 

 

 

(...) o Povo tem direito a (...) instituir um novo governo, assentando os seus fundamentos nesses princípios e organizando os seus poderes do modo que lhe pareça mais adequado à promoção de sua Segurança (...).”

 

http://www.infopedia.pt/$declaracao-de-independencia-dos-estados

 

 

Assinale a alternativa que corresponde CORRETAMENTE ao conjunto de ideias e ideais relacionados à época histórica tratada pelo documento.

a) O liberalismo enquanto doutrina defendia a menor intervenção possível do Estado na condução política da sociedade.  

b) O racionalismo científico renascentista atribuía ao homem o poder de conhecimento e intervenção tanto na natureza como na condução política das sociedades.  

c) O nacionalismo partia do pressuposto de que a lealdade do indivíduo ao Estado-nação deveria estar acima dos interesses pessoais ou dos interesses de determinados grupos.  

d) O Iluminismo defendia, de modo geral, a ideia de que o Estado deveria assegurar ao Homem o direito de expressar sua consciência de forma autônoma, bem como os direitos inalienáveis à vida e à busca da felicidade.  

e) As doutrinas sociais emergentes do contexto da sociedade industrial pregavam a ampliação da participação política à classe operária, além de melhores condições de vida para a mesma.  

 

6. (Upe 2014)  A passagem do século XVIII para o XIX foi marcada por um desequilíbrio nas relações entre a Europa e o Novo Mundo. As lutas políticas na América estavam ligadas à resistência contra a colonização europeia e às influências das ideias liberais. Sobre essa crise do Antigo Regime e suas implicações na América, assinale a alternativa CORRETA.

a) A Guerra de Independência dos Estados Unidos acirrou as tensões políticas pré-existentes entre a França e a Inglaterra, servindo de palco para um confronto indireto entre essas duas nações.  

b) As tensões políticas entre a Espanha e suas colônias na América acabaram por reestruturar o império espanhol que, mediante as reformas bourbonianas, conseguiu manter seu poderio na América, até o final do século XIX.  

c) As relações entre Portugal e a América Portuguesa só se agravaram após a transmigração da família real para o Brasil em 1808, fugindo da invasão napoleônica.  

d) A Guerra do Paraguai, envolvendo Brasil, Portugal, Paraguai, Espanha e Inglaterra, é fruto direto desse contexto.  

 

 

e) As Conjurações Baiana e Mineira, ocorridas no início do século XIX, são reflexos desse quadro de desequilíbrio político entre Portugal e sua colônia na América.  

 

7. (Espcex (Aman) 2011) A independência dos Estados Unidos da América foi o primeiro grande indicador histórico da ruína do Antigo Regime. Durante esse processo de independência,

a) a criação da Lei do Selo foi uma consequência do esforço inglês em fortalecer o pacto colonial e levou os colonos americanos a efetuar um boicote comercial à Inglaterra.

b) a “marcha para o oeste” despertou os sentimentos expansionistas e nacionalistas dos colonos americanos, incentivando os movimentos de independência.

c) o Primeiro e o Segundo Congresso Continental da Filadélfia resultaram na suspensão dos tributos impostos por Townshend, exceto o que se referia ao comércio do chá.

d) os colonos americanos receberam apoio militar da Holanda e da Espanha nas lutas pela emancipação.

e) Thomas Jefferson exerceu um papel importante, tendo sido nomeado comandante das tropas americanas na guerra e se tornado o primeiro presidente americano.

 

8. (Ufrgs 2011) A Guerra dos Sete Anos (1756-1763) conferiu à Inglaterra a condição de principal potência marítima da Europa. Esse conflito

a) possibilitou a recuperação econômica da Inglaterra.

b) foi travado entre potências imperiais, tendo desdobramentos em territórios americanos.

c) decorreu da rivalidade entre Inglaterra e Portugal.

d) contou com expressiva participação de escravos africanos nas disputas.

e) foi encerrado com a assinatura do Tratado de Londres.

 

9. (Mackenzie 2010) O processo da emancipação das Treze Colônias Inglesas da América do Norte, na segunda metade do século XVIII, é denominado de Revolução Americana, pois

a) representou o fim do pacto colonial naquela parte do continente americano, servindo de modelo para os demais processos emancipatórios americanos.

b) rompeu o Pacto Colonial mercantilista e criou uma sociedade liberal e democrática para todos os setores sociais.

c) foi a primeira etapa das Revoluções Liberais que, a partir de então, iriam propagar-se somente na Europa.

d) assinalou o início de uma sociedade capitalista, baseada no trabalho assalariado, livre das instituições feudais.

e) a ideologia de seus grandes líderes era a mesma que caracterizaria, pouco tempo depois,a Revolução Inglesa.

 

10. (Pucpr 2009) O chá veio da China e atingiu a Europa no início do século XVII, com o primeiro carregamento chegando a Amsterdã em 1609. A partir do século XVIII, a Inglaterra torna-se o principal importador de chá da Europa. Nesse mesmo período, o chá consistiu em importante bebida da população dos Estados Unidos da América, ainda colônia inglesa. A partir desse contexto, marque a alternativa CORRETA:

a) Esse período é marcado pela questão dos impostos, especialmente a aprovação, em 1773, do imposto inglês sobre o chá, produto importado e muito consumido pelos colonos.

b) Em meados do século XVIII, fortaleceram-se as relações entre colonos norte-americanos e a sua metrópole inglesa, especialmente com o apoio dos colonos contra os invasores espanhóis.

c) Além do imposto sobre o chá, o Parlamento inglês aprovou também o imposto sobre o açúcar. No entanto, essa lei não foi tão grave, pois esse produto não era importante para os Estados Unidos, que, nessa época, quase não consumiam açúcar.

d) A Lei do Chá está relacionada ao episódio em que colonos ingleses, vestidos de índios, jogaram um carregamento de chá no mar, no porto de Boston. Esse incidente radical levou a Inglaterra a reconhecer a independência dos Estados Unidos.

e) Os conflitos entre Inglaterra e França (Guerra dos Sete Anos - 1756-1763) estão relacionados diretamente à 'Guerra de Secessão' norte-americana.

 

11. (Pucsp 2009) As independências políticas na América assumiram diversas formas. Sobre elas, é possível afirmar que a

a) do Haiti, em 1804, foi a única que contou com participação escrava e levou à abolição da escravidão e à organização de um governo de colaboração entre os negros haitianos e os ex-colonizadores franceses.

b) de Cuba, em 1898, foi a última dentre as posses coloniais da Espanha na América e levou à anexação da ilha caribenha ao território dos Estados Unidos, com quem Cuba já comercializava desde o início de sua colonização.

c) dos Estados Unidos, em 1776, foi a primeira emancipação nas Américas e levou à adoção de um modelo federalista que reconhecia as diferenças políticas e econômicas entre as ex-colônias do sul e do norte do litoral atlântico.

d) da Argentina, em 1816, foi a responsável pela fragmentação política do antigo Vice-Reino do Rio da Prata e levou à libertação imediata das terras do Chile até o México e à expulsão da Espanha do continente americano.

e) do Brasil, em 1822, foi a única que contou com a aceitação imediata do colonizador e levou à adoção de uma monarquia que unificava os reinos de Portugal e do Brasil sob uma mesma base constitucional.

 

12. (Fgv 2008) "São verdades incontestáveis para nós: que todos os homens nascem iguais; que lhes conferiu o Criador certos direitos inalienáveis, entre os quais o de 'vida, o de liberdade e o de buscar a felicidade'".

(Declaração de Independência, 4 de julho de 1776)

 

Acerca da Independência das Treze Colônias, é correto afirmar que

a) a ruptura com a metrópole foi efetivada pelas classes sociais dominantes coloniais, o que fez com que as demandas dos mais pobres fossem barradas e que não houvesse solução imediata para a questão escravista.   

b) comandada pelos setores mais radicais da pequena burguesia, os colonos criaram uma república federativa, considerando, como pilares fundamentais da nova ordem institucional, as igualdades política e social.

c) sua efetivação só foi possível devido à fragilidade econômica e militar da Inglaterra, envolvida com a Guerra dos Sete Anos com a França, além da aliança militar dos colonos ingleses com a forte marinha de guerra da Espanha.

d) o desejo por parte dos colonos de emancipar-se da metrópole Inglaterra nasceu em uma conjuntura de abertura da política colonial, na qual, a partir de 1770, as Treze Colônias foram autorizadas a comerciarem com as Antilhas.

e) o processo de ruptura colonial foi facilitado em decorrência das identidades econômicas e políticas entre as colônias do norte e as do sul, praticantes de uma economia de mercado, com o uso da mão de obra livre.   

 

13. (Ufpi 2007) Com relação à Independência dos Estados Unidos, em 1776, é correto afirmar que:

a) a primeira constituição dos Estados Unidos adotou a república federalista e presidencial como modelo de governo.

b) a Declaração de Independência defendeu a implantação de uma monarquia constitucional para dirigir politicamente a futura nação.

c) a França negou ajuda aos norte-americanos, visto que pretendia manter sua parceria com a Inglaterra na exploração comercial da América do Norte.

d) a Espanha negou ajuda aos norte-americanos, dado que com a derrota da Holanda poderia intensificar seus acordos comerciais com os colonos do sul.

e) a luta dos norte-americanos divulgou a perspectiva de se construir a unidade continental americana, baseada no ideal iluminista de liberdade e igualdade social.

 

14. (Uel 2007) Leia o texto a seguir:

 "[...] A independência e a construção do novo regime republicano foi um projeto levado adiante pelas elites das colônias. Escravos, mulheres e pobres não são os líderes desse movimento. A independência norte-americana (EUA) é um fenômeno branco, predominantemente masculino e latifundiário ou comerciante. [...]"

Fonte: KARNAL, L. "Estados Unidos: da colônia à independência". São Paulo: contexto, 1990. (coleção repensando a história). P. 67.


Com base no texto e nos conhecimentos sobre o processo de independência dos Estados Unidos, é correto afirmar que:

a) O movimento de independência da América do Norte não representou a união das treze colônias por um sentimento único de nação, mas sim, um movimento contra o domínio da Inglaterra, potencializado pelo sentimento antibritânico.

b) A América do Norte independente, com as reformas de caráter democrático, aboliu as diferenças entre os habitantes da colônia, instituindo a prática da inclusão por meio de uma Constituição Liberal.

c) A colonização da América do Norte pela Inglaterra diferenciou-se daquela feita na América do Sul pelos espanhóis e portugueses porque contou com a organização e assistência da metrópole nesse empreendimento de conquista e exploração.

d) A força do catolicismo foi preponderante no processo de emancipação, pois incentivava o crescimento espiritual da população, libertação dos escravos e a expansão territorial - crescimento que só seria possível cortando os laços com a metrópole.

e) Um dos problemas apresentados no período de lutas pela independência dos EUA foi a falta de um projeto comum entre as colônias do norte e as colônias do sul que não se harmonizavam quanto a um acordo na forma de promulgar a Constituição estadunidense do norte e do sul.

 

15. (Enem 2007) Em 4 de julho de 1776, as treze colônias que vieram inicialmente a constituir os Estados Unidos da América (EUA) declaravam sua independência e justificavam a ruptura do Pacto Colonial. Em palavras profundamente subversivas para a época, afirmavam a igualdade dos homens e apregoavam como seus direitos inalienáveis: o direito à vida, à liberdade e à busca da felicidade. Afirmavam que o poder dos governantes, aos quais cabia a defesa daqueles direitos, derivava dos governados.

Esses conceitos revolucionários que ecoavam o Iluminismo foram retomados com maior vigor e amplitude treze anos mais tarde, em 1789, na França.

Emília Viotti da Costa. Apresentação da coleção. In: Wladimir Pomar. Revolução Chinesa. São Paulo: UNESP, 2003 (com adaptações).

 

Considerando o texto acima, acerca da independência dos EUA e da Revolução Francesa, assinale a opção correta.

a) A independência dos EUA e a Revolução Francesa integravam o mesmo contexto histórico, mas se baseavam em princípios e ideais opostos.

b) O processo revolucionário francês identificou-se com o movimento de independência norte-americana no apoio ao absolutismo esclarecido.

c) Tanto nos EUA quanto na França, as teses iluministas sustentavam a luta pelo reconhecimento dos direitos considerados essenciais à dignidade humana.

d) Por ter sido pioneira, a Revolução Francesa exerceu forte influência no desencadeamento da independência norte-americana.

e) Ao romper o Pacto Colonial, a Revolução Francesa abriu o caminho para as independências das colônias ibéricas situadas na América.

 

16. (Ufmg 2007) Observe o mapa, em que estão representados os intercâmbios comerciais das Colônias Inglesas da América do Norte: 




Considerando-se as informações desse mapa e outros conhecimentos sobre o assunto, é CORRETO afirmar que

a) as Antilhas Britânicas, com uma economia basicamente extrativista, ocupavam um papel secundário tanto para os interesses metropolitanos, quanto nos intercâmbios comerciais das Colônias Inglesas da América do Norte.

b) as Colônias Inglesas do norte e do centro desenvolveram um intenso comércio intercontinental com as Antilhas, a África e a Europa, em detrimento das Colônias Inglesas do sul, que estavam isoladas.

c) o comércio intercolonial e intercontinental se desenvolveu nas Colônias Inglesas da América do Norte, apesar das tentativas, ineficazes, de aplicação das Leis de Navegação por parte da Metrópole.

d) os comerciantes metropolitanos compravam diversos produtos manufaturados da América Inglesa, onde a atividade fabril era intensa, em razão da abundância de matérias-primas e de mão de obra barata.

 

17. (Puccamp 2005)


 

As treze colônias assinaladas no mapa travaram uma guerra por sua independência, que foi deflagrada após certas determinações tomadas pela Inglaterra, dentre as quais pode-se citar

a) o estabelecimento do monopólio comercial da Inglaterra, que até então permitira o livre comércio.

b) a implantação de leis que impunham taxas e restrições à comercialização dos produtos coloniais.

c) a abolição da escravidão nas colônias do norte, a fim de assegurar o aumento do mercado consumidor.

d) a proibição de comércio com as colônias inglesas do sul, produtoras de tabaco e algodão.

e) a extinção da Companhia das Índias Orientais, como forma de combater o contrabando.

 

18. (Fgv 2012) “Consideramos (...) que todos os homens são criados iguais, que são dotados pelo Criador de certos direitos inalienáveis, que entre estes estão a vida, a liberdade e a busca da felicidade. Que para garantir esses direitos são instituídos entre os homens governos que derivam os seus justos poderes do consentimento dos governados; que toda vez que uma forma qualquer de governo ameace destruir esses fins, cabe ao povo o direito de alterá-la ou aboli-la e instituir um novo governo, assentando a sua fundação sobre tais princípios e organizando-lhe os poderes da forma que pareça mais provável de proporcionar segurança e felicidade.”

A Declaração de Independência dos Estados Unidos. Rio de Janeiro: Zahar, 2004, p. 53.

 

Sobre a Declaração de Independência dos Estados Unidos, é correto afirmar que:

a) Defendia o princípio da igualdade de direitos dos seres humanos, mas condenava o direito à rebelião como uma afronta à ordem social.

b) O radicalismo da sua formulação, com respeito ao direito de rebelião dos escravos, provocou forte reação dos proprietários de escravos em toda a América.

c) Sua formulação foi baseada no ideário liberal-iluminista e acabou influenciando outros movimentos políticos na América e na Europa.

d) Influenciada pelos tratadistas espanhóis, a declaração defendia a origem do poder divino e condenava a desobediência dos subordinados.

e) A declaração sustentava que os governos poderiam cercear a liberdade dos indivíduos em nome da segurança e da felicidade coletivas.

 

GABARITO

1

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4

5

6

7

8

9

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11

12

13

14

15

16

17

18

E

C

B

C

D

A

A

B

A

A

C

A

A

A

C

C

B

C

Pré História - Aula e exercícios

 


AULA E EXERCÍCIOS SOBRE PRÉ HISTÓRIA




1. Acerca da divisão entre História e Pré-História, é correto afirmar que se trata de um(a)

a) divisão natural, já que os homens primitivos são selvagens e não merecem a qualificação de históricos, por não terem desenvolvido a civilização.

b) processo interno ao conhecimento histórico que, não podendo compreender sociedades sem escrita, deixa a tarefa para outros cientistas.

c) distinção social, indicando que as sociedades sem Estado e sem escrita estão fora da história.

d) distinção cientifica que procura diferenciar as sociedades estáticas e imutáveis das sociedades dinâmicas e transformadoras.

e) divisão convencional que utiliza a escrita como critério para distinguir as sociedades humanas para efeito do estudo da história.

 

2. Entre as transformações havidas na passagem da pré-história para o período propriamente histórico, destaca-se a formação de cidades em regiões de:

a) solo fértil, atingido periodicamente pelas cheias dos rios, permitindo grande produção de alimentos e crescimento populacional.

b) difícil acesso, cuja disposição do relevo levantava barreiras naturais às invasões de povos que viviam do saque de riquezas.

c) entroncamento de rotas comerciais oriundas de países e continentes distintos, local de confluência de produtos exóticos.

d) riquezas minerais e de abundância de madeira, condições necessárias para a edificação dos primeiros núcleos urbanos.

e) terra firme, distanciada de rios e de cursos d’água, com grau de salubridade compatível com a concentração populacional.

 

3. Alguns historiadores afirmam que a História iniciou quando a humanidade inventou a escrita. Nessa perspectiva, o período anterior à criação da escrita é denominado Pré-História. Sobre esse assunto assinale a alternativa correta.

a) A história e a Pré-História só podem se diferenciar pelo critério da escrita. Logo, aqueles historiadores que não concordam com esse critério estão presos a uma visão teológica da História.

b) Esta afirmação não encontra qualquer contestação dos verdadeiros historiadores, pois ela é uma prova irrefutável de que todas as culturas evoluem para a escrita.

c) Os historiadores que defendem a escrita como único critério que diferencia a História da Pré-História reafirmam a tradição positivista da História.

d) A escrita não pode ser vista como critério para distinguir a História da Pré-História, pois o aspecto econômico é considerado um critério muito mais importante.

e) Os únicos historiadores que defendem a escrita como critério são os franceses, em razão da influência da filosofia iluminista.

 

4. "Já se afirmou ser a Pré-História uma continuação da História Natural, havendo uma analogia entre a evolução orgânica e o progresso da cultura".

Sobre a Pré-História, qual das alternativas a seguir é incorreta?

a) Várias ciências auxiliam o estudo, como a Antropologia, a Arqueologia e a Química.

b) A Pré-História pode ser dividida em Paleolítico e Neolítico, no que se refere ao processo técnico de trabalhar a pedra.

c) Sobre o Paleolítico, podemos afirmar que foi o período de grande desenvolvimento artístico, cujo exemplo são as pinturas antropomorfas e zoomorfas realizadas nas cavernas.

d) O Neolítico apresentou um desenvolvimento artístico diferente do Paleolítico, através dos traços geométricos do desenho e da pintura.

e) Os primeiros seres semelhantes ao homem foram os Australopitecus e o Homem de Java que eram bem mais adaptados que o Homem de Neanderthal.

 

5. Com o termo “pré-história” convencionalmente indica-se o período que precede à invenção da escrita. É correto afirmar que a pré-história trata

a) de um breve período da trajetória da humanidade.

b) única e exclusivamente dos primeiros hominídeos.

c) de uma fase em que não há presença humana no planeta.

d) do maior período da história humana no planeta.

 

6. Considera-se a Pré-História o período de maior duração na História. Corresponde ao surgimento do ser humano no planeta Terra e se estende até a criação da escrita, aproximadamente 4000 a.C. A longa duração dessa fase fez com que se convencionasse dividi-la em períodos distintos: o Paleolítico, o Mesolítico, o Neolítico e a Idade dos Metais. Sobre o Período Neolítico, é correto afirmar-se que é

a) conhecido como Idade da Pedra Polida e marcado pelo desenvolvimento da agricultura e pela domesticação de animais.

b) conhecido como Idade da Pedra Lascada e caracterizado pela larga produção de artefatos em madeira, osso ou pedra lascada.

c) caracterizado pelo avanço de uma indústria lítica e pelo gradual desaparecimento de artefatos feitos com ossos.

d) considerado a fase de transição da Pré-História para a História, pois nesse período desenvolveu-se a técnica da fundição.

 

7. Um dos períodos mais fascinantes da História humana é a Pré-história. Esse período não foi registrado por nenhum documento escrito, pois é exatamente a época anterior à escrita. Tudo que sabemos dos homens que viveram nesse tempo é resultado da pesquisa de antropólogos e historiadores, que reconstituíram a cultura do homem da Idade da Pedra a partir de objetos encontrados em várias partes do mundo e de pinturas achadas no interior de muitas cavernas na Europa, norte da África e Ásia”.

AIDAR, M. A. M. Do coletivo ao privado: a aventura humana em sua primeira fase. In: As Origens. Pearson Prentice Hall, São Paulo, 2010.

Sobre a pré-história, é CORRETO afirmar:

a) É um período ágrafo, tendo como representação apenas pinturas rupestres.

b) É um período em que os homens faziam pinturas com o intuito de demonstrarem como viviam.

c) Era um período em que os homens fabricavam suas próprias ferramentas, mas ainda não haviam dominado o fogo.

d) Era um período em que os homens eram sedentários devido à fartura de víveres que havia em toda parte.

e) Era uma sociedade formada unicamente por coletores que se utilizavam de ferramentas rústicas para sua sobrevivência.

 

8. A Pré-História corresponde a um amplo período que vai do surgimento dos hominídeos até a invenção da escrita. São muitas as periodizações propostas por diferentes especialistas para o estudo da Pré-história. Uma das mais conhecidas baseia-se nas pesquisas do inglês John Lubbock (1934-1913) e distingue pelo menos dois grandes períodos pré-históricos: o Paleolítico e o Neolítico.

Sobre o período paleolítico, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

(__) É o período em que predominaram as sociedades de coletores e caçadores.

(__) O homem desenvolveu a agricultura e a criação de animais.

(__) O homem desenvolveu atividades de produção, sendo classificado como sedentário.

(__) O homem se caracterizava pela vida de constante migração, sendo assim, considerado nômade.

A sequência está correta em

a) V, F, V, F

b) V, F, F, V

c) V, F, V, V

d) F, V, V, F

 

9. Na Pré-História, o homem já criava animais, cultivava o solo e dispunha de objetos de metais, tais como lanças, ferramentas e machados.

(Adaptado de: acessado em: fev. 2007.)

Com base nessas informações, foram formuladas algumas hipóteses. Escolha, na relação a seguir, as hipóteses compatíveis com aquela época.

I. Houve domesticação e cultivo de plantas.

II. Ocorreu melhoria na alimentação e na qualidade de vida

das pessoas.

III. Os alimentos eram transportados por navios.

IV. A vida nômade teve início.

É correto o que se afirma apenas em

a) I e II.

b) II e III.

c) III e IV.

d) I, II e III.

e) II, III e IV.

 

10. A arqueologia é técnica científica usada pelos historiadores para resgatar o passado mais remoto da humanidade através de seus vestígios materiais; graças à arqueologia é que existe o conhecimento da Pré-história.

Assinale a alternativa que não corresponde à Pré-história:

a) Estudos comprovam que os tipos Neanderthalenses e Arcantropinos habitavam parte da África, Ásia e Europa há cerca de 200 mil anos atrás.

b) As raças Grimalde e a Cro-Magnon são consideradas Homo Sapiens.

c) No mesolítico as técnicas de produção dos artefatos variavam entre as formas paleolíticas anteriores e as formas neolíticas posteriores.

d) O Homem de Neanderthal desenvolveu sua cultura material no paleolítico médio.

e) Os historiadores têm compreendido mais claramente a vida cotidiana da cidade de Pompéia, na Itália, a partir das escavações arqueológicas.

 

11. Um dos períodos mais fascinantes da História humana é a Pré-história. Esse período não foi registrado por nenhum documento escrito, pois é exatamente a época anterior à escrita. Tudo que sabemos dos homens que viveram nesse tempo é resultado da pesquisa de antropólogos e historiadores, que reconstituíram a cultura do homem da Idade da Pedra a partir de objetos encontrados em várias partes do mundo e de pinturas achadas no interior de muitas cavernas na Europa, norte da África e Ásia”.

AIDAR, M. A. M. Do coletivo ao privado: a aventura humana em sua primeira fase. In: As Origens. Pearson Prentice Hall, São Paulo, 2010.

Sobre a pré-história, é CORRETO afirmar:

a) É um período ágrafo, tendo como representação apenas pinturas rupestres.

b) É um período em que os homens faziam pinturas com o intuito de demonstrarem como viviam.

c) Era um período em que os homens fabricavam suas próprias ferramentas, mas ainda não haviam dominado o fogo.

d) Era um período em que os homens eram sedentários devido à fartura de víveres que havia em toda parte.

e) Era uma sociedade formada unicamente por coletores que se utilizavam de ferramentas rústicas para sua sobrevivência.

 

12. Leia o texto que ressalta o caráter simbólico da arte rupestre.

A arte rupestre

O homem Paleolítico deixou-nos belíssimas representações nas paredes das cavernas e objetos decorativos com fino senso artístico. O cuidado com os mortos, já comum entre os homens de Neanderthal, é enriquecido com símbolos, isto é, sinais com significados, que remetem a uma vida futura. [...] Ele recorre a sinais que não atendem apenas às necessidades básicas, como os animais. O homem inventa sinais, sons e gestos de um valor simbólico porque remetem a algum significado. Esses sinais podem ir além das necessidades de sobrevivência (arte, religião). O elevado nível cultural desse homem já moderno explica seu sucesso e sua difusão por todo o planeta, com uma ampla variedade de expressões, mas sempre um único ímpeto criativo.

(Facchini, Fiorenzo. O Homem. São Paulo. Moderna 1997 p.36)

Com base no texto, analise.

I. A arte foi sem sombra de dúvida a primeira forma de expressão do homem primitivo.

II. Os grupos humanos criaram símbolos para representar o mundo em que viviam e seu cotidiano.

III. A ausência de documentos escritos deixados pelos seres humanos da Pré-História nos impede de levantar hipóteses sobre a forma como viveram.

IV. Embora muitas questões fiquem sem respostas, os vestígios arqueológicos encontrados têm-nos permitido conhecer parte do cotidiano Pré-Histórico.

Estão corretas apenas as afirmativas

a) I, II, IV

b) I, II, III

c) II, IV

d) III, IV

 

13. Em várias grutas pré-históricas, ricamente decoradas, foram encontradas pinturas retratando cenas de caça, ou animais como o cavalo e o bisão. Assim é a arte rupestre comumente feita sobre a pedra que pode também ser encontrada em incisões em ossos e madeira. As pinturas e as incisões rupestres surgiram no período

a) Glacial

b) Paleolítico

c) Mesolítico

d) Neolítico

 

14. Não se sabe, com exatidão, as razões para que o homem primitivo fizesse desenhos nas paredes das cavernas. Uma das teorias mais aceitas sobre tais razões é que

a) havia necessidade de decorar suas casas, já que eles moravam nessas cavernas

b) possa ser um código linguístico complexo, ainda não traduzido pelo pesquisador moderno.

c) podem ser expressões de arte popular, semelhante ao praticado por artistas modernos de arte urbana.

d) possa ser trabalho de adolescentes pré-históricos, estudando as primeiras técnicas de desenho.

e) tenham sido utilizadas em rituais religiosos ou de caça, ou ainda gravação de cenas cotidianas.

 

15. (ENEM-2007)



A pintura rupestre acima, que é um patrimônio cultural brasileiro, expressa

a) o conflito entre os povos indígenas e os europeus durante o processo de colonização do Brasil.

b) a organização social e política de um povo indígena e a hierarquia entre seus membros.

c) aspectos da vida cotidiana de grupos que viveram durante a chamada pré-história do Brasil.

d) os rituais que envolvem sacrifícios de grandes dinossauros atualmente extintos.

e) a constante guerra entre diferentes grupos paleoíndios da América durante o período colonial.

 

GABARITO

1

2

3

4

5

6

7

8

9

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12

13

14

15

E

A

C

E

D

A

A

B

D

E

A

A

B

E

C