domingo, 26 de fevereiro de 2023

Era Vargas - Aulas e exercícios

 


ERA VARGAS VÍDEO 1/3


ERA VARGAS VÍDEO 2/3



ERA VARGAS VÍDEO 1/3





1. (Mackenzie)

I - Durante os anos 30, ocorre a transição da sociedade agrária-rural para urbana industrial, submetendo-se a participação das massas populares a um rígido controle.

II - O Estado getulista promoveu o capitalismo nacional, tendo dois suportes: o aparelho do Estado e Forças Armadas e a aliança entre burguesia e massas urbanas.

III - As decisões econômicas foram descentralizadas sob a orientação do Tenentismo; fortaleceu-se a oligarquia cafeeira, não se estabelecendo um estado de compromisso.

Dentre as afirmações anteriores, relativas à revolução de 1930 e suas transformações na economia e sociedade brasileiras, assinale:

a) se todas estiverem corretas.

b) se apenas I e II estiverem corretas.

c) se apenas I e III estiverem corretas.

d) se apenas III estiver correta.

e) se todas estiverem incorretas.

 

 

2. (Mackenzie) A Era Vargas foi responsável por mudanças significativas na área socioeconômica, dentre elas:

a) a extensão dos direitos trabalhistas à zona rural, fruto da bem sucedida negociação do governo com as oligarquias.

b) a criação de imposto sindical, fator de crescimento e independência dos sindicatos frente ao governo.

c) a legislação do trabalho, embora com conotações paternalistas e atendendo também às necessidades do capital.

d) a defesa intransigente do capital estrangeiro e a ausência de direitos para o trabalhador. e) o retorno à política que via a questão social como caso de polícia.

 

3. (Uerj) Quem estiver com o rádio ligado, de segunda a sexta-feira das 19 às 20 horas, ouvirá acordes da famosa ópera de Carlos Gomes, O Guarani. É a abertura do programa oficial A Voz do Brasil, presente obrigatoriamente nas rádios brasileiras desde 1934 - obrigatoriedade que hoje é questionada por vários segmentos da sociedade. Este programa simbolizou uma determinada época da república no Brasil, o Estado Novo (1937-45). A afirmativa que melhor explica a importância da Voz do Brasil durante o Estado Novo é:

a) exaltação das ações do presidente da República

b) expansão do ensino básico para as camadas populares

c) conscientização do povo para o exercício da cidadania

d) elevação da cultura popular estigmatizada na República Velha

 

 

4. (Unirio) Após a Revolução de 1930, no Brasil, os tenentes e as oligarquias tradicionais envolveram-se num debate que traduzia suas expectativas quanto a um novo modelo de Estado. A polêmica expressava a defesa, pelos tenentes e pelas oligarquias, respectivamente, dos princípios apresentados em uma das opções. Assinale-a:

a) Um Estado democrático garantidor da vocação nacional identificada à agricultura e um Estado centralizador e industrializante.

b) Um Estado centralizador que promovesse uma ligação direta com os grandes centros do capital internacional e um Estado liberal protecionista.

c) Um Estado centralizador no nível federal mas com ampla autonomia dos poderes locais estaduais e um Estado liberal com participação política de base censitária.

d) Uma completa centralização do poder e a retomada do modelo liberal, garantindo o retorno ao federalismo característico da República Velha.

e) Ideais liberais que implicariam o estabelecimento de um Estado democrático e de direito e um modelo centralista que afastasse a participação popular.

 

 

5. (Puccamp) "O populismo foi (...) a expressão política do desenvolvimento do polo dinâmico da economia - do setor agrário para o urbano -, através do processo de desenvolvimento industrial, em grande parte impulsionado pela revolução de 1930. No plano social, tais transformações econômicas implicaram a emergência das classes populares urbanas (...). Chama-se de populismo, nesse contexto, a forma de manifestação das insatisfações da massa popular urbana e, ao mesmo tempo, o seu reconhecimento e (...) manipulação pelo Estado."

O populismo, ao qual o texto se refere, é o que caracterizou

a) o Estado Novo, em que as classes populares atingiram um alto grau de autonomia e participação no processo político.

b) predominantemente a política desenvolvimentista adotada durante o governo de Juscelino Kubitschek.

c) o descontentamento popular que levou à renúncia do presidente Jânio Quadros em 1961.

d) o período da história republicana do Brasil que vai da ditadura Vargas ao golpe militar de 1964.

e) a inexistência de conflitos entre os vários segmentos sociais no modelo de Estado do período de 1954 a 1964.

 

 

6. (Pucsp) - De que depende, porém, a realização de todos esses empreendimentos que tornarão o Brasil forte, próspero e feliz?

- Da manutenção da ordem interna e da cooperação do povo com o governo. Um grandioso futuro delineia-se diante de nós. Mas a realização dessas esplêndidas possibilidades só será possível se a ordem interna não for alterada. Para isto, é imprescindível que, tanto as forças armadas como o povo, num movimento de coesão patriótica em torno do Presidente da República, se disponham a manter a ordem a todo o transe e a reprimir quaisquer tentativas de indisciplina e de oposição ao Estado Novo, que é a própria expressão orgânica da Nação.

("Catecismo Cívico do Brasil Novo". Rio de Janeiro, DNP, n° 43, citado por Lenharo, A SACRALIZAÇÃO DA POLÍTICA. Campinas: Papirus/Unicamp, 1986, p.197.)

O texto anterior, fragmento do Catecismo Cívico, lançado durante o Estado Novo (1937-1945), demonstra

a) que o Estado Novo era um governo popular, de inspiração socialista, preocupado em estabelecer, no Brasil, um Estado democrático, o que se expressa na ideia de cooperação do povo com o governo.

b) a preocupação, em 1937, de assegurar o controle militar do Brasil, iniciando uma fase desenvolvimentista, manifesta na intenção de tornar o Brasil forte, próspero e feliz e expressa na então participação brasileira na Segunda Guerra Mundial.

c) a busca, pelo Estado Novo, do apoio popular, através da identificação entre Nação e Estado, o que facilita a repressão a qualquer oposição política ao regime.

d) o papel centralizador exercido pela Igreja, tornando o Brasil completamente submisso às determinações políticas e religiosas enviadas pelo Vaticano.

e) a posição destacada do Presidente da República, chefe político e religioso, conforme determinado pela Constituição então vigente.

 

 

7. (Pucmg) Em 1935, foi criada no Brasil uma frente popular conhecida por Aliança Nacional Libertadora, movimento de massas com intentos democráticos e reformistas. Suas principais reivindicações eram, EXCETO:

a) formação de um governo popular.

b) realização da reforma agrária.

c) manutenção da política coronelística.

d) nacionalização de empresas estrangeiras.

e) suspensão do pagamento da dívida externa.

 

 

8. (Ufv) Na tentativa de justificar o processo de privatizações, o governo federal tem afirmado que o ciclo de desenvolvimento econômico caracterizado pela chamada "Era Vagas" chegou ao seu fim. Qual dos fatos a seguir NÃO se enquadra no conjunto de medidas econômicas adotadas durante os dois governos de Getúlio Vargas?

a) Criação da Companhia Siderúrgica Nacional.

b) Criação da Companhia Vale do Rio Doce.

c) Criação da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT.

d) Criação da PETROBRÁS.

e) Criação da Correção Monetária.

 

 

9. (Fei) A década de trinta foi marcada por uma crescente polarização política no Brasil e no mundo. No Brasil surgiram dois grupos políticos antagônicos, a Aliança Nacional Libertadora (ANL) e a Ação Integralista Brasileira (AIB). Sobre estes grupos, é INCORRETO afirmar que:

a) Vargas se apoiou na ANL para dar um golpe de Estado e instaurar o regime do Estado Novo, com muitas características comunistas.

b) a ANL contava com apoio de intelectuais de várias tendências, com predomínio de membros ligados ao Partido Comunista (clandestino).

c) a AIB representava os ideais fascistas no país.

d) fazia parte da plataforma política da ANL a defesa da nacionalização das multinacionais e do cancelamento do pagamento da dívida externa.

e) os integralistas defendiam um Estado centralizado e forte com o objetivo de manter a ordem nacional.

 

 

10. (Uel) Considere os itens a seguir.

I. "(...) a liberalização das importações pelo governo fez com que as divisas acumuladas durante a Guerra Mundial fossem consumidas na importação de supérfluos (chicletes, automóveis, televisores - numa época em que não havia emissoras(...)."

II. "(...) em seu governo, criou-se a Polícia Política, que tinha como objetivo reprimir indivíduos e grupos políticos que discordassem do regime."

III. "(...) essa Lei apenas reafirmou o sentido geral da legislação trabalhista do governo (...): de um lado garantia direitos individuais aos trabalhadores, de outro mantinha sob rígido controle suas associações de classes..."

IV. "(...) em linhas gerais, pode-se afirmar que o objetivo maior, implícito durante todo o governo (...), foi mudar o perfil econômico do país, de agroexportador para urbano-industrial..."

V. "(...) sob a alegação de que as mobilizações trabalhistas e sindicais eram um sintoma da penetração comunista no Brasil, o governo desencadeou uma violenta repressão, que resultou no fechamento do Movimento Unificado dos Trabalhadores, na intervenção em sindicatos e prisão de vários líderes dos trabalhadores." O Estado Novo, estabelecido em 1937, após um golpe continuísta de Getúlio Vargas, inaugurou uma nova fase na história política brasileira.

Assinale a alternativa que reúne corretamente os itens que identificam esse período.

a) I e IV

b) II e V

c) I, II e V

d) I, III e V

e) II, III e IV

 

 

11. (Ufsm) Políticos, economistas e intelectuais brasileiros, com inspiração ideológica liberal, têm dito que, no Brasil dos anos 90, em época de globalização da economia, os tempos da Era Vargas acabaram. Sabe-se que Getúlio Vargas governou o Brasil de 1930 a 1945 e de 1951 a 1954. Nessa fase da formação sociopolítica brasileira, destaca-se

a) a personificação mítica de Getúlio, chamado de "pai dos pobres", em função da defesa dos princípios socialistas de governo.

b) a efetiva participação política das massas populares urbanas, as quais conquistaram ampla liberdade de organização sem a tutela do Estado.

c) a prática política de Vargas que mesclava populismo e autoritarismo, estabelecendo a soberania do Estado sobre o conjunto da sociedade.

d) um dinâmico processo de desenvolvimento industrial, o qual possibilitou a nacionalização total da economia e o apoio político unânime da sociedade ao governo Vargas.

e) a consolidação da descentralização do governo, possibilitando maior independência aos estados na condução dos processos administrativos, políticos e econômicos.

 

 

12. (Mackenzie) O governo de Vargas, durante o Estado Novo, distinguiu-se por promover:

a) uma economia exclusivamente agroexportadora.

b) o projeto de nação idealizado pelo Tenentismo.

c) uma política industrializante, intervencionista e nacionalista e a regulamentação entre o capital e o trabalho, através da CLT.

d) um governo democrático apoiado na Carta Constitucional, denominada "a polaca".

e) a liberdade de imprensa, um sindicalismo autêntico e a extensão dos direitos trabalhistas ao campo.

 

 

13. (Ufu) Para alguns autores, a emergência do populismo na política brasileira está relacionada com a situação de transição da chamada sociedade tradicional para a sociedade moderna, capitalista, urbana e industrial. Assinale a alternativa correta.

a) Como fenômeno político exclusivo do Brasil, o populismo tem suas raízes no processo de redemocratização iniciado com a queda de Getúlio Vargas em 1945. Para se manter no poder, o governo Dutra buscou o apoio das populações rurais.

b) O Estado populista procurava conquistar e manter uma base de apoio político nas populações urbanas, sendo sensível às pressões populares. Por outro lado, procurava manipular e conduzir as aspirações populares, aparecendo como um Estado mediador.

c) No contexto da democracia liberal deste período, o Estado populista se abstinha de intervir na economia e nas relações de trabalho entre padrões e empregados. A mediação entre as aspirações populares e o Estado era feita pela aplicação direta das leis.

d) O autoritarismo, como característica do populismo a desmobilização das manifestações políticas das classes médias e populares, levando-as à apatia e à despolitização.

e) Com o apoio dado pelo Estado populista, os trabalhadores conseguiram desenvolver e consolidar uma expressão política autônoma nas suas relações com a burguesia industrial e com o próprio Estado.

 

 

14. (Pucsp) Sobre a participação do Brasil na Segunda Guerra: "O envio da FEB [Força Expedicionária Brasileira] ao teatro de operações veio coroar um processo que se iniciara quase quatro anos antes, mas que se constituiu igualmente em ponto de partida para uma nova etapa, qual seja, a da busca por parte do governo brasileiro de participação nos arranjos do pós-guerra, em função da instituição da nova ordem mundial."

(Pinheiro, Letícia. A Entrada do Brasil na Segunda Guerra Mundial, in: Revista da USP, nº 26, 1995, pp. 109-117).

Em relação ao contexto ao qual o autor se refere, é correto afirmar que

a) o Estado brasileiro, comandado por Getúlio Vargas, manteve-se ideologicamente aliado às forças que combatiam o nazi-fascismo, durante todo o conflito mundial.

b) a nova ordem mundial pós-guerra foi estruturada com a predominância dos países europeus mais desenvolvidos, notadamente a Inglaterra, com a qual o Brasil estreitou alianças comerciais e diplomáticas.

c) o envio de tropas brasileiras à Itália, em defesa da democracia mundial, foi acompanhado, internamente, pelo crescimento das manifestações oposicionistas ao governo Vargas.

d) a participação do Exército brasileiro na Segunda Guerra era disputada tanto pelo Eixo, quanto pelos Aliados, graças à modernidade de seu aparelhamento bélico.

e) os soldados da FEB tiveram atuação destacada no desembarque de tropas aliadas na Normandia, operação de retomada dos territórios franceses ocupados pelos nazistas.

 

 

15. (Ufsm) Tendo em vista a política econômica do Estado Novo, indique se é verdadeiro (V) ou falsa (F) cada uma das afirmativas a seguir.

(__) O Estado assume o papel de empresário, criando empresas estatais e impulsionando o crescimento industrial.

(__) O Estado abandona o setor agrícola e volta-se exclusivamente para a área industrial.

(__) O Estado cria organismos especializados para impulsionar e aperfeiçoar a produção agrícola nacional.

A sequência correta é

a) V - V - F.

b) V - F - V.

c) F - V - F.

d) F - V - V.

e) F - F - V.

 

 

16. (Ufrs) Analise as seguintes afirmativas referentes ao Estado Novo (1937-1945):

I. Os dois principais partidos políticos existentes no período do Estado Novo eram a AIB (Ação Integralista Brasileira) e a ANL (Aliança Nacional Libertadora).

II. O pretexto utilizado por Vargas para o desfecho do golpe de Estado de 1937 foi o Plano Cohen, documento forjado que denunciava um suposto movimento revolucionário comunista.

III. Durante o Estado Novo a política externa brasileira oscilou entre a Alemanha nazista e os Estados Unidos, alinhando-se a este último país no princípio da década de 1940.

Quais estão corretas?

a) Apenas III.

b) Apenas I e II.

c) Apenas I e III.

d) Apenas II e III.

e) I, II e III.

 

 

17. (Ufmg) Em 1934, Getúlio Vargas criou o Departamento de Propaganda e Difusão Cultural junto ao Ministério da Justiça, esvaziando o Ministério da Educação não só da propaganda, mas também do rádio e do cinema. A decisão tinha como objetivo colocar os meios de comunicação de massa a serviço direto do poder executivo, iniciativa que tinha inspiração direta no recém-criado Ministério da propaganda alemão. Este foi o embrião do DIP [...] Em 1939, as atribuições do extinto Departamento de Propaganda e Difusão Cultural passaram para o Departamento de Imprensa e Propaganda, criado nesse ano.

CAPELATO, Maria Helena. Propaganda Política e Controle dos Meios de Comunicação. ln: PANDOLFI, Dulce. (Org.)."Repensando o Estado Novo". Rio de Janeiro: Ed. FGV, 1999. p.172.

Com base nessas informações, é CORRETO afirmar que, durante o Estado Novo, o Departamento de Imprensa e Propaganda-DIP foi responsável pela

a) ampliação do raio de atuação do Estado e das suas formas de intervenção no âmbito da cultura.

b) desativação do sistema de comunicação encarregado da difusão das diretrizes econômicas do regime.

c) restrição à utilização do rádio e da imprensa para a difusão da propaganda política estado-novista.

d) utilização da cultura como um instrumento a serviço da divulgação dos ideais democráticos.

 

 

18. (Ufscar) Os anos trinta do século XX foram marcados por disputas ideológicas, por propostas revolucionárias e pela emergência de regimes centralizadores e autoritários. No Brasil, a polarização ideológica intensificou-se em 1935, opondo

a) a Ação Integralista Brasileira, partido político simpatizante do fascismo, à Ação Nacional Libertadora, que lutava pela instalação de um governo popular revolucionário.

b) os anarco-sindicalistas, líderes do movimento operário em toda a Primeira República, ao Partido Comunista do Brasil, de tendência revolucionária bolchevista.

c) os católicos ultramontanos do Centro Dom Vital, situado no Rio de Janeiro, aos partidários do fascismo italiano e, sobretudo, do nazismo hitlerista.

d) a social-democracia, representada pelo Partido Democrático de São Paulo, às tendências políticas autoritárias do movimento tenentista.

e) os constitucionalistas paulistas, que haviam combatido na Revolução de 1932, ao Estado Novo, dominado pelo presidente Getúlio Vargas.

 

 

19. (Uff) Segundo alguns especialistas, o populismo foi um fenômeno político ímpar na história recente do Brasil, sendo definido como manipulação das massas populares por líderes carismáticos. No entanto, há autores que consideram tal visão pouco elucidativa do fenômeno porque, em verdade:

a) O populismo teve vida efêmera na história política do país no século atual.

b) O populismo não deve ser visto como a manipulação das massas urbanas e rurais no Brasil recente.

c) O populismo é um fenômeno político que permanece inalterado no processo eleitoral brasileiro.

d) Populismo e pacto social são um mesmo fenômeno político.

e) O populismo implicou o reconhecimento da presença das massas no cenário político nacional.

 

 

20. (Ufpe) A Constituição promulgada em 16 de julho de 1934 resultou de intensos debates que se prolongaram por oito meses. Entre suas principais inovações não se inclui:

a) A legislação trabalhista, a nacionalização das minas e quedas d'água.

b) O salário mínimo para os trabalhadores, os deputados classistas e o direito da União em monopolizar determinadas atividades econômicas.

c) A criação das justiças Eleitoral e do Trabalho.

d) A inviolabilidade dos direitos à liberdade, à segurança e à propriedade dos cidadãos como também a liberdade de consciência e de crença.

e) O cerceamento de todas as garantias individuais e a proibição do direito de voto das mulheres.

 

 

21. (Ufc) Leia o texto abaixo.

"O par de interlocutores legítimos estava formado: de um lado o povo, a quem se apelava como fonte e base do governo e que era identificado na população de trabalhadores corporativamente hierarquizada; de outro, o Estado, corporificado funcional e pessoalmente na figura do presidente Getúlio Vargas."

(GOMES, Ângela de C. "A política brasileira em busca da modernidade: na fronteira entre o público e o privado". ln SCHWARCZ, Lilia M. (org.) "História da Vida Privada no Brasil". Vol. 4: Contrastes da intimidade contemporânea. São Paulo: Companhia das Letras, 1998, p.525.)

A partir da citação acima, assinale a alternativa que indica corretamente as relações mantidas, no contexto do trabalhismo, entre a população trabalhadora no Brasil e o presidente Vargas.

a) As campanhas destinadas aos trabalhadores enfatizavam a necessidade de organização em torno dos sindicatos e partidos políticos, principais interlocutores do Presidente.

b) As liberdades políticas permitiam o estabelecimento, durante o Estado Novo, de uma permanente negociação entre os trabalhadores e o governo através do Parlamento.

c) O sindicalismo corporativo era combatido pelo governo, pois permitia a livre expressão das lutas de classes e dos conflitos no interior da sociedade brasileira.

d) A ideologia do Estado Novo pretendia estabelecer uma ligação direta entre o governante e o povo, através de cartas, programas de rádio e outros mecanismos de comunicação.

e) Getúlio Vargas fazia chegar até a população, através dos programas "A Voz do Brasil", mensagens de estímulo à organização sindical livre, combatendo assim o comunismo.

 

 

22. (Pucrs) Em 1939, o Estado Novo criou um Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) que estava encarregado de realizar a censura às ideias contrárias ao regime e difundir a propaganda política do governo. O DIP lançou mãos de vários meios de comunicação para atingir o maior número de cidadãos com a ideologia do Estado Novo, visando mobilizar a sociedade em torno de seu programa político. Entre esses meios de comunicação e propaganda, podemos destacar um novo meio, que, em especial, permitiu às ideias estadonovistas atingirem as classes médias urbanas e o operariado.

Estamos nos referindo

a) à imprensa operária.

b) ao rádio.

c) à televisão.

d) ao cinema.

e) às revistas quinzenais.

 

 

23. (Unesp) O segundo governo de Getúlio Vargas (1951-1954) terminou com o suicídio do presidente. Contribuiu para a crise política desse governo

a) o fechamento do Congresso, que acabou por unir, numa frente ampla, os defensores dos ideais democráticos.

b) o apoio do presidente aos políticos da UDN (União Democrática Nacional), favoráveis à organização de um golpe para mantê-lo no poder.

c) a política econômica adotada, de cunho nacionalista, da qual um dos marcos foi a criação da Petrobrás, em 1953.

d) a série de convulsões sociais provocadas pela inflação, com movimentos grevistas organizados pelo Partido Comunista, então na legalidade.

e) a ruptura entre civis e militares, que culminou com o assassinato do político e jornalista Carlos Lacerda.

 

 

24. (Ufv) Em 1937, com a instauração do Estado Novo por Getúlio Vargas, o Brasil passou a viver sob uma nova Constituição, que ficou conhecida como "Polaca", em virtude de sua clara inspiração na Constituição da Polônia. Essa Constituição deu ao presidente Getúlio Vargas os poderes para a organização política, econômica e administrativa do Estado Novo. Dentre as alternativas a seguir assinale a que apresenta uma característica da Constituição de 1937:

a) Instauração do direito de greve e de locaute.

b) Instauração do direito de livre associação em sindicatos oficialmente reconhecidos.

c) Descentralização administrativa.

d) Internacionalização da economia.

e) Instauração de princípios democráticos e de livre associação política.

 

 

25. (Ufrs) Analise as seguintes afirmativas referentes ao Estado Novo (1937-1945).

I - Os dois principais partidos políticos existentes no período do Estado Novo eram a AIB (Ação Integralista Brasileira) e a ANL (Aliança Nacional Libertadora).

II - O pretexto utilizado por Vargas para o desfecho do golpe de Estado de 1937 foi o Plano Cohen, documento forjado que denunciava um suposto movimento revolucionário comunista.

III - Durante o Estado Novo a política externa brasileira oscilou entre a Alemanha nazista e os Estados Unidos, alinhando-se a este último país no princípio da década de 1940.

Quais estão corretas?

a) Apenas III.

b) Apenas I e II.

c) Apenas I e III.

d) Apenas II e III.

e) I, II e III.

 

 

26. (Uel) "Em outubro de 1930, iniciou-se um largo período - podemos dizer um quarto de século - em que Getúlio Vargas foi a figura predominante no cenário político nacional; isso parece propiciar uma certa ideia de continuidade para uma história política vista a partir das grandes figuras, como a que predominou muito tempo na historiografia e permanece até hoje no senso comum."

(BORGES, V. P. Anos trinta e política: história e historiografia. In: FREITAS, M. C. (org.) "Historiografia brasileira em perspectiva". São Paulo: Contexto, 1998. p.159.)

Sobre os anos 30 e a figura de Getúlio Vargas, considere as seguintes afirmativas:

I - A década de 1930 iniciou-se com uma ruptura jurídico-política, consagrada como "Revolução de 30", que remete ao importante tema dos dilemas da democracia no Brasil.

II - A partir dos acontecimentos de 30, passou a vigorar um acordo entre as elites políticas de Minas Gerais e São Paulo, que se revezaram na presidência da República.

III - Por muito tempo, memorialistas e historiadores conceberam Getúlio Vargas como o responsável pela concessão dos direitos trabalhistas no Brasil.

IV - Como alternativa à tradicional conciliação dos detentores do poder, surgiu a Liga de Ação Revolucionária, que teve seu projeto nacionalista e democrático derrotado pelos eventos de outubro de 1930.

Assinale a alternativa correta.

a) Apenas as afirmativas I, III e IV são verdadeiras.

b) Apenas as afirmativas I, II e III são verdadeiras.

c) Apenas as afirmativas II, III e IV são verdadeiras.

d) Apenas as afirmativas I e III são verdadeiras.

e) Apenas as afirmativas II e IV são verdadeiras.

 

 

27. (Uel) No Brasil, o Golpe de Estado de 1937 revelou um importante e poderoso componente no jogo político: o aperfeiçoamento da propaganda como instrumento de dominação. Sobre a máquina de propaganda no Estado Novo, assinale a alternativa correta.

a) Atuava na perseguição e punição dos adeptos da ideologia nacionalista, considerados inimigos da pátria.

b) Com a criação do DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda), democratizou-se o acesso aos meios de comunicação, que passaram a atuar com maior liberdade de expressão.

c) A propaganda do Estado Novo procurou vincular a liderança de Getúlio à imagem do político generoso e conciliador.

d) O DIP teve como função disseminar a cultura independente e criativa dos músicos, artistas e literatos nacionais.

e) A ampliação da presença dos meios de comunicação de massa (rádio, televisão, cinema, imprensa) no cotidiano das pessoas impediu a censura e o ufanismo dos partidários do Golpe de Estado.

 

 

28. (Pucpr) O Estado Novo no Brasil (1937-1945) marcou um período de progresso econômico e repressão política. Assinale a alternativa correta relativamente a este período:

a) Adquiriu, na Inglaterra, numerosos navios de guerra, incluindo encouraçados, cruzadores e porta-aviões, marcando o reaparelhamento da marinha.

b) Implantou obras de infraestrutura, sendo destaques a Companhia Siderúrgica Nacional e a Companhia Vale do Rio Doce.

c) Realizou uma reforma agrária, maneira encontrada para fazer cessar a agitação no campo.

d) Prestigiou partidos políticos liberais, como a UDN (União Democrática Nacional) e PSD (Partido Social Democrático).

e) Concedeu grande liberdade sindical, podendo esses órgãos de classe reivindicar melhores salários, deflagrando greves, se necessário.

 

 

29. (Puccamp) O programa de rádio "A voz do Brasil", retransmitido diariamente pelas emissoras de rádio às dezenove horas, exceto fins de semana, e que tem, hoje em dia, sua constitucionalidade questionada,

a) teve origem à época do chamado Estado Novo, e fazia parte das estratégias do DIP, Departamento de Imprensa e Propaganda, em busca da legitimação do Estado.

b) foi uma iniciativa da ABN, Agência Brasileira de Notícias, durante o governo de Collor de Melo, com a intenção de promover as imagens do Brasil como um país moderno e do presidente como líder popular.

c) começou em 1921, na RDF, Rádio Difusora Fluminense, como programa musical de grande audiência popular, iniciativa pessoal de Mário de Andrade; somente no governo de Eurico Dutra foi transformado em porta-voz oficial do governo.

d) provocou reações de músicos como Villa-Lobos, Carmem Miranda e Francisco Alves, na década de 60, quando foi criado por Jânio Quadros, pois apenas veiculava noticiário político e músicas estrangeiras.

e) é uma herança do regime militar no Brasil e sua criação foi decretada pelo AI-5, em 1968, como tática de conscientização das camadas populares da ameaça representada pela ação subversiva da esquerda política.

 

 

30. (Umc) "Naqueles anos, a orientação autoritária do governo pretendeu compor doses complementares de repressão e doutrinação, a fim de construir sua base social de sustentação política. Haurindo ensinamentos dos regimes opressivos - o nazismo e o fascismo -, que se multiplicavam na Europa nesse período, as autoridades federais procurariam tirar o máximo proveito das técnicas de propaganda e dos meios de comunicação social, muito especialmente do rádio. Os dois rituais básicos da nova ordem eram o discurso presidencial de 1º de maio no Estádio de São Januário e o noticiário diário da voz do Brasil".

O texto refere-se a que período da História do Brasil?

a) Estado Novo

b) República Velha

c) Período autoritário pós 1964

d) Período Jânio-Jango

e) Revolução de 1930

 

 

 

GABARITO

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

B

C

A

D

D

C

C

E

A

E

C

C

B

C

B

16

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19

20

21

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24

25

26

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29

30

D

A

A

E

E

D

B

C

B

D

A

C

B

A

A

 

Primeira Guerra Mundial - Exercícios

 


 

1. (PUC RS/2012) Analise as afirmativas sobre os desdobramentos da Primeira Guerra (1914-18) e preencha os parênteses com F (falso) ou V (verdadeiro).

(__) A Conferência de Paris, reunida ao final da guerra, acolheu em suas deliberações todos os célebres 14 pontos do plano apresentado pelo presidente norte-americano, Woodrow Wilson.

(__) O Tratado de Versalhes estabeleceu a redução drástica do exército alemão e a desmilitarização da fronteira franco-germânica.

(__) A Liga das Nações foi criada para encarregar-se da segurança internacional, devendo administrar as colônias alemãs e os territórios não turcos do Império Otomano.

(__) A região dos Bálcãs, onde se originara o conflito, não sofreu reformulações políticas significativas, devido ao não reconhecimento das nacionalidades que a constituíam.

(__) As condições econômicas do pós-guerra enfraqueceram as posições dos Estados Unidos e do Japão frente à Europa, já que esta manteve seu poderio colonial.

O correto preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

a) F – V – V – F – F

b) V – V – F – V – F

c) F – F – V – F – V

d) F – F – F – F – V

e) V – V – V – V – F

 

 

2. (ACAFE SC/2014) Durante o período da Guerra Fria as ideias do pan-africanismo e o pan-arabismo foram relevantes na

afirmação de diversos movimentos de libertação e de independência na África e Oriente Médio.

Acerca desses movimentos e de suas proposições e correlações é correto afirmar, exceto:

a) Das potências europeias coloniais, França e Reino Unido apoiaram a agenda dos dois movimentos, já que viam os mesmos como forma de impedir a expansão dos interesses soviéticos na África e no Oriente Médio.

b) No Oriente Médio, o pan-arabismo teve no presidente egípcio Gamal Abdel Nasser uma de suas principais lideranças. Nasser defendia a união dos povos árabes contra a forte presença dos EUA e de Israel.

c) O pan-africanismo inspirou vários movimentos de libertação nesse continente. A intenção de criar “uma identidade africana” era instrumento ideológico de aproximação dos povos na luta contra as metrópoles.

d) Outro alvo do movimento pan-africanista era o racista regime sul-africano que se perpetuou no poder através do Apartheid, por décadas.

 

 

3. (ESCS DF/2014) A Segunda Guerra Mundial é vista como a grande inflexão histórica do século XX. Afinal, o mundo que emergiu do fim do conflito, em 1945, era muito diferente do que existia em 1939, quando do início das hostilidades. A crise da hegemonia europeia, o sistema bipolar de poder mundial, a construção e as crises da experiência socialista e as transformações econômicas e políticas vividas pela América Latina são algumas das marcas mais definidoras da realidade mundial pós-Segunda Guerra. A propósito desse contexto histórico, assinale a opção correta.

a) Estados Unidos da América do Norte (EUA) e União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) emergiram da Segunda Guerra como superpotências, dividindo o mundo em áreas de influência e alimentando desconfianças recíprocas em clima de guerra fria.

b) A expansão do socialismo no pós-Segunda Guerra foi rápida e ocorreu com a mesma intensidade em todos os continentes, sempre comandada pela URSS, cuja liderança desconheceu contestação no interior do movimento comunista internacional.

c) Nas décadas que se seguiram ao fim da Segunda Guerra, a América Latina abandonou o projeto de substituição das importações e, em geral, procurou seguir o vitorioso modelo cubano de intervenção estatal e de planejamento na economia.

d) Embora a hegemonia europeia estivesse indiscutivelmente em crise, o Velho Mundo ainda conseguiu manter sob seu controle, por muitas décadas após o fim da Segunda Guerra Mundial, a maior parte de suas colônias na África e na Ásia.

 

 

4. (Fameca SP/2014) Em 1848, a onda revolucionária ganhou força, e por todo o continente europeu ergueram-se barricadas e proclamaram-se repúblicas. Os povos fizeram valer o direito de autodeterminação e de se tornarem Estados-nações. Entretanto, em algumas semanas a repressão pôs fim àquela que ficou conhecida como a “Primavera dos Povos”. A velha ordem foi restaurada e o problema das nacionalidades (povos sem Estado) continuou a existir.

(Armelle Enders et al. História em curso: da Antiguidade à Globalização, 2008.)

Na segunda metade do século XIX, esse “problema das nacionalidades”

a) contribuiu para desmobilizar os movimentos sociais na Europa, reduzindo a força dos sindicatos e dos partidos políticos.

b) provocou o desmembramento do Império Turco-Otomano, ampliando os conflitos étnicos e religiosos na região balcânica.

c) determinou o avanço imperialista europeu sobre a Ásia e África, legitimado pela necessidade de evangelização dos povos.

d) culminou no processo de unificação da Alemanha, que alterou o equilíbrio interno da Europa e conduziu, mais tarde, à Primeira Guerra.

e) resultou na Comuna de Paris, primeira experiência bem-sucedida de luta comunista, que determinou posteriormente os rumos da Revolução Russa.

 

 

5. (UECE/2014) O ano de 2014 será marcado pelos 100 anos do início da Primeira Guerra Mundial, conflito que envolveu, inicialmente, as maiores potências europeias e trouxe, ao final, mais de 9 milhões de combatentes mortos e outros tantos incapacitados e feridos; ainda hoje é difícil precisar o número de mortes em virtude de doenças e da fome que se espalharam por todos os países envolvidos no conflito.

Sobre este conflito armado que pôs fim à época da “Belle époque” europeia, pode-se afirmar corretamente que

a) foi desencadeado pela Anschluss, a anexação da Áustria pela Alemanha, em 1938.

b) teve como fator causador a tomada do poder na Rússia pelos Bolcheviques, em 1917.

c) se deu como consequência das disputas imperialistas e da formação de alianças políticas na Europa, desde o séc. XIX.

d) resultou da acirrada disputa por influência política e econômica entre as duas superpotências: EUA e URSS.

 

 

6. (FATEC SP/2014) Há cem anos, em 1914, teve início a Primeira Guerra Mundial. Nessa guerra, foram utilizadas como recursos de combate, pela primeira vez em larga escala, tecnologias como metralhadoras, submarinos, rádios, tanques e até aviões. O uso dessas tecnologias contribuiu para que esse fosse um dos conflitos com maiores índices de mortalidade da História.

A utilização de recursos tecnológicos avançados como esses foi possível, porque a Primeira Guerra Mundial

a) foi financiada pelos países produtores de petróleo da região do Oriente Médio.

b) foi provocada pela Alemanha nazista, que dominava as pesquisas tecnológicas.

c) teve como protagonistas os países europeus com alto nível de industrialização.

d) teve início no Japão que dominava, na época, as principais tecnologias de guerra.

e) contou com o apoio financeiro e tecnológico das multinacionais da União Soviética.

 

 

7. (PUC SP/2014) "Descobrir as origens da Primeira Guerra Mundial não equivale a descobrir 'o agressor'. Ele repousa na natureza de uma situação internacional em processo de deterioração progressiva, que escapava cada vez mais ao controle dos governos."

Eric Hobsbawm. A era dos impérios. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2008, p. 431.

A “deterioração progressiva” da “situação internacional” pode ser exemplificada, entre outros fatores,

a) pelo fracasso europeu na busca de fontes energéticas e pela decorrente diminuição dos níveis de industrialização nas potências europeias.

b) pela intervenção militar dos países ricos da Europa nos conflitos do Oriente Médio e pelo apoio norte-americano a Israel.

c) pelo avanço do socialismo na União Soviética e pelo agravamento das tensões diplomáticas entre os países do Ocidente.

d) pela gradual divisão das potências europeias em dois blocos opostos e pelos conflitos coloniais que envolviam alguns desses países.

e) pela disputa de fronteira entre Alemanha e França e pelo rápido aumento do apoio popular às propostas nazifascistas.

 

 

8. (UCS RS/2014) A Primeira Guerra Mundial (1914-1918) trouxe uma série de consequências, em especial para a transformação territorial da Europa. Considere as seguintes afirmativas sobre essas transformações territoriais.

I O território austríaco teve uma considerável redução. Não só porque teve de se separar da Hungria, mas também porque teve de aceitar a libertação de algumas nações que estavam sob seu domínio.

II A Hungria, a Tchecoslováquia e a Iugoslávia passaram a ser independentes. As regiões do Trieste, sul do Tirol, Trentino e a Península da Ístria passaram a fazer parte do território italiano.

III Os alemães ganharam colônias. A França ganhou de volta a Alsácia-Lorena. A Polônia ressurgiu no mapa.

Das afirmativas acima, pode-se dizer que

a) apenas I está correta.

b) apenas II está correta.

c) apenas I e II estão corretas.

d) apenas II e III estão corretas.

e) I, II e III estão corretas.

 

 

9. (UDESC SC/2014) O ano de 2014 marca o centenário da Primeira Guerra Mundial, evento que demarcou, para o historiador britânico Eric Hobsbawm, o início de fato do breve século XX. Analise as proposições em relação a esse evento.

I. O conflito mundial, iniciado em 1914, teve seu estopim com a invasão alemã da Polônia e sua tentativa de anexação da região portuária de Danzig. Sob as ordens do Kaiser, os exércitos alemães iniciaram uma guerra de conquista rápida com base nos recentes avanços da tecnologia de guerra, especialmente com a inserção de tanques nos campos de batalhas, e venceram os exércitos poloneses em poucas semanas. A estratégia, graças à sua velocidade de conquista, ficou conhecida como Blitzkrieg (guerra relâmpago).

II. É durante este conflito que ocorre a Revolução Russa, pela qual os bolcheviques, liderados por Lênin, ascendem ao poder. Neste episódio, o czar Nicolau II é derrubado, e com ele a dinastia Romanov. Após a vitória dos bolcheviques, os russos acabam por assinar o Tratado de Brest-Litovski, que tirava o país da Primeira Guerra Mundial.

III. Ao final da guerra, com a vitória dos países da Entente, o mapa mundial foi profundamente modificado. Além do Império Alemão, outros impérios foram desmembrados, muitas vezes cumprindo anseios nacionais antigos dos povos subjugados. É o caso do Império Austro-Húngaro, do Império Francês, do Império Turco-otomano e do Império Russo. Apenas o Império Britânico saiu ileso do conflito, sendo o único país europeu a manter possessões no continente africano depois de 1918.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.

b) Somente a afirmativa I é verdadeira.

c) Somente a afirmativa II é verdadeira.

d) Somente a afirmativa III é verdadeira.

e) Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.

 

 

10. (UEG GO/2014) Naquele momento, qualquer incidente poderia levar as grandes potências a um confronto. A Europa tornara-se um barril de pólvora. O assassinato de Francisco Ferdinando foi a fagulha que precipitou a explosão.

MOTA, Myriam B.; BRAICK, Patrícia Ramos. História: das cavernas ao Terceiro Milênio. São Paulo: Editora Moderna, 1997. p. 454.

Em junho de 2014, completa-se 100 anos do assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando e, consequentemente, do início da Primeira Guerra Mundial. A morte do príncipe desencadeou o início do conflito porque

a) a Rússia, procurando liderar os países eslavos dos Balcãs, uniu-se aos alemães e aos demais países da Tríplice Aliança.

b) a Inglaterra posicionou-se favoravelmente ao Império Austro-Húngaro como forma de enfraquecer a Alemanha, seu mais importante rival econômico.

c) o Império Austro-Húngaro, que contava com a proteção da Tríplice Aliança, em represália, invadiu a Sérvia, que contava com a proteção da Rússia.

d) a França, por causa de sua secular rivalidade com o Império Russo, posicionou-se contra os países da Tríplice Entente.

 

 

11. (UERN/2012) Analise as afirmativas sobre a Primeira Guerra Mundial.

I. A Primeira Guerra Mundial, surge no Velho Mundo, o berço da civilização ocidental, nas primeiras décadas do século XX, período de intenso progresso.

PORQUE

II. A explicação está no próprio progresso, que acirrava as disputas entre as nações e, ao mesmo tempo, criava uma massa de excluídos que tendia a aprofundar cada vez mais o questionamento daquela ordem social e econômica.

Assinale a alternativa correta.

a) As duas são verdadeiras e a segunda não é uma explicação correta da primeira.

b) As duas são verdadeiras e a segunda e uma explicação correta da primeira.

c) As duas são falsas.

d) A primeira e verdadeira e a segunda e falsa.

 

 

12. (UNISC RS/2014) Há 100 anos o mundo acompanhou a eclosão da Primeira Guerra Mundial. Sobre ela, leia com atenção os excertos abaixo.

“Se a Alemanha fosse extinta amanhã, não haveria depois de amanhã um só inglês no mundo que não fosse mais rico do que é hoje. Nações lutaram durante anos por uma cidade ou por um direito de sucessão; e não se deve lutar por um comércio de 250 milhões de libras esterlinas?... A Inglaterra despertou afinal para o que é inevitável e constitui ao mesmo tempo a sua mais grata esperança de prosperidade: a destruição da Alemanha”.

Saturday Review de Londres, 1897.

“Não há dúvida de que a acumulação de armamento, que atingiu proporções temíveis nos últimos cinco anos anteriores a 1914, tornou a situação mais explosiva. Não há dúvida de que havia chegado o momento, ao menos no verão europeu de 1914, em que a máquina inflexível que mobilizava as forças da morte não poderia mais ser estocada. Porém, a Europa não foi à guerra devido à corrida armamentista como tal, mas devido à situação internacional que lançou as nações nessa competição.”

HOBSBAWM, Eric J. Da paz à Guerra. In: A Era dos Impérios 1875-1914. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988, p.427.

Considerando as citações acima e os motivos que causaram a Primeira Guerra Mundial, avalie as proposições.

I - O primeiro excerto permite-nos inferir que antes mesmo da eclosão da Guerra, em 1914, já havia um contexto de rivalidade entre Inglaterra e Alemanha. Dentre outros fatores, a rivalidade era decorrente do avanço econômico da Alemanha no final do século XIX, situação que passou a ameaçar certo equilíbrio do comércio inglês.

II - Os dois excertos defendem a mesma ideia: que a causa principal da Primeira Guerra Mundial foi uma crise diplomática entre os dois países na medida em que ganharam publicidade matérias jornalísticas de cunho ofensivo às nacionalidades envolvidas.

III - Para Hobsbawm, a acumulação de armamentos foi o principal fator de mobilização que lançou Inglaterra e Alemanha à situação de Guerra.

IV - Disputas imperialistas e questões relativas aos nacionalismos na região dos Bálcãs, dentre outros fatores, podem ser relacionadas às causas da Primeira Guerra Mundial.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e II estão corretas.

b) Somente as afirmativas I e IV estão corretas.

c) Somente as afirmativas I, II e IV estão corretas.

d) Somente a afirmativa I está correta.

e) Todas as afirmativas estão corretas.

 

 

13. (PUC RJ/2014) O período que se estende do final da guerra franco-prussiana (1871) até a eclosão da Primeira Guerra Mundial (1914) é marcado pela paz armada e pela política das alianças e da diplomacia secreta entre as potências do sistema internacional. Nesse contexto, a chamada entente cordiale, de 1904, pode ser vista como parcialmente resultante

a) de uma iniciativa unilateral da diplomacia estadunidense, que buscou acercar-se da França e da Inglaterra para contrabalançar o avanço japonês na Ásia.

b) de uma mudança na política externa britânica, que passara a identificar na Alemanha o maior competidor do país.

c) da continuidade da orientação isolacionista da política internacional francesa, que buscava aproximar-se da Inglaterra em questões estritamente comerciais.

d) do relativo enfraquecimento da presença militar do Império Alemão na África, na Ásia e na região balcânica, o que promovia a aproximação anglo-francesa.

e) do abandono da política pan-eslavista da Rússia nos Balcãs, que levou os Estados Unidos a incentivarem a ação conjunta da Inglaterra e da França na região.

 

14. (Unievangélica GO/2014) Em relação à Primeira Guerra Mundial, tem-se que

a) a guerra provocou poucos efeitos sobre a vida das populações europeias, durou quatro anos, envolveu dois grandes blocos que tiveram seus confrontos restritos às trincheiras.

b) a Revolução de 1917 na Rússia foi um movimento interno dos operários do próprio país, não estabelecendo nenhuma relação com a Primeira Guerra Mundial.

c) a desilusão das civilizações, causada pela Primeira Guerra, criou uma sociedade mais humana e justa, não permitindo que movimentos como o fascismo e o nazismo crescessem.

d) a Primeira Guerra Mundial recrutou a ciência, provocando grandes mudanças tecnológicas nos armamentos, como, por exemplo, o desenvolvimento de aviões, metralhadoras, torpedos e tanques blindados.

 

 

15. (ESCS DF/2015) O ano de 2014 assinala o centenário do início da Primeira Guerra Mundial (1914-1918). A racionalidade tecnológica havia produzido a mais devastadora das guerras que a humanidade conhecera, oferecendo aos combatentes uma capacidade de extermínio com extraordinária eficiência. Além dos milhões de mortos e feridos, o conflito inaugurou a era do massacre e facilitou a propagação de doenças, uma das quais chegou ao Brasil, onde fez milhares de vítimas, de pessoas simples ao presidente da República. Essa doença ficou conhecida como

a) gripe espanhola.

b) paralisia infantil.

c) meningite asiática.

d) sarampo irlandês.

 

 

16. (UEG GO/2015) A cartografia se beneficiou de instrumentos concebidos durante os períodos de guerra. Um exemplo foi o advento de aviões e da fotografia aérea durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), quando se desenvolveu a aerofotogrametria. Atualmente, novos instrumentos de observação e registro de características da superfície terrestre, sem o contato físico, têm sido desenvolvidos. Em Goiás, a Universidade Federal de Goiás tem feito uso de VANTs, para o mapeamento de algumas regiões. O significado da sigla VANT e uma de suas funções são, respectivamente,

a) Veículo Autotransportado, emissão de energia na atmosfera.

b) Veículo Aéreo Não Tripulados, aquisição de fotografias aéreas.

c) Veículo Aéreo de Notificação, registro de irregularidades agrárias.

d) Veículo Automático de Tarifação, emissão de notificações fiscais.

 

 

17. (UNIOESTE PR/2014) Entre 1914 e 1918, ocorreu a Primeira Guerra Mundial. Sobre esse conflito é CORRETO afirmar que

a) trata-se de uma guerra deflagrada devido à invasão da Polônia pelas tropas de Hitler.

b) trata-se de um conflito cuja causa única foi o assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando, em 1914.

c) trata-se de um conflito que deve ser compreendido levando-se em consideração, entre outros fatores, os movimentos nacionalistas e as disputas econômicas entre as potências europeias.

d) foi um conflito entre países que faziam parte do Eixo, formado por Alemanha, Japão e Itália, e países da Tríplice Aliança, formada pela Inglaterra, EUA e França.

e) foi um conflito que resultou em milhares de mortos e no fortalecimento do Império Austro-Húngaro.

 

 

18. (Unievangélica GO/2014) A Primeira Guerra Mundial trouxe para a América Latina um surto industrial. Porém, as economias das nações latino americanas permaneceram essencialmente agrárias e o crescimento da classe operária foi gradativo.

Com relação a esses fatos, observa-se que

a) houve um fortalecimento das ideias marxistas no meio da classe operária e a fundação dos partidos comunistas na Argentina, Uruguai, Brasil, Chile, Cuba e Peru.

b) no período de formação, a classe operária na América Latina era composta por um grande número de indígenas e de ex-escravos oriundos das lavouras e das minas.

c) os movimentos revolucionários surgidos na América Latina originaram-se das lutas internas, sem influências de movimentos externos como a Revolução Russa.

d) a atividade industrial provocou um aumento da classe operária, que aderiu às ideias anarquistas e revolucionárias, sem a repressão do Estado.

 

 

19. (UFPEL RS/2014) Em 11 de novembro de 1918, os alemães assinavam o armistício que colocava fim à Primeira Guerra Mundial.

No ano seguinte, em 1919, o Tratado de Versalhes impunha obrigações para a Alemanha:

I. A devolução para França dos territórios da Alsácia-Lorena.

II. Uma aliança obrigatória com a Itália e o Japão.

III. A redução do exército alemão para 100 mil soldados e proibição de força aérea.

IV. O desenvolvimento do trabalho humanitário em suas colônias africanas.

V. A cedência de parte de seus navios mercantes à Grã-Bretanha e à França.

Dentre essas obrigações, estão corretas

a) apenas a I e a III.

b) apenas a I e a V.

c) apenas a I, a III e a V.

d) apenas a I, a IV e a V.

e) apenas a II, a III e a IV.

 

 

20. (UFRR/2015) "Em 20 de agosto de 1917, combateu com coragem admirável e tomou sozinho uma trincheira, obrigando dez inimigos a entregar as armas. Ferido por três estilhaços de obus, recusou-se formalmente a ser evacuado”.

(Fonte: Estadão, caderno especial “100 anos Primeira Guerra Mundial”.

O trecho acima faz parte do acervo da Legião Estrangeira da França e relata a atuação do soldado brasileiro Gustave Gelas que se alistou voluntariamente no exército francês, chegou ao posto de tenente e recebeu a medalha Legião de Honra da França, um mérito raro entre brasileiros. Sobre a atuação brasileira na I Guerra Mundial, assinale a alternativa INCORRETA:

a) ao apoiar a Tríplice Entente, o Brasil teve a incumbência de proteger o Oceano Atlântico de possíveis ataques e para isso a marinha brasileira realizava missões de patrulhamento. Nessas missões, a principal causa de morte de alguns marinheiros foi a infecção por gripe espanhola;

b) a participação brasileira na Primeira Guerra Mundial foi além da missão preparatória oficial enviada à França e contou com a participação de soldados brasileiros que se alistaram em pátrias estrangeiras;

c) algumas contribuições do governo brasileiro com a Tríplice Entente durante a Primeira Guerra Mundial foram o envio de suprimentos agrícolas, a disponibilização de equipes de assistência médica e aviadores;

d) a tímida participação brasileira durante a Primeira Guerra mundial não permitiu que o país tivesse um assento à mesa de negociações no pós-guerra, que ficou conhecida como a Conferência de Paz de Paris de 1919 ou como a Conferência de Versalhes;

e) nos primeiros anos da Primeira Guerra Mundial, o Brasil adotou uma postura de neutralidade no apoio aos países envolvidos no confronto, porém, essa postura foi descartada devido aos ataques alemães a embarcações brasileiras.

 

 

21. (UEPA/2015) A humanidade sobreviveu. Contudo o grande edifício da civilização desmoronou nas chamas da guerra [...] Para os que cresceram em 1914 o contraste foi tão impressionante que se recusaram a ver qualquer continuidade com o passado. Paz significava “antes de 1914”. [...] depois disso veio algo que não merecia esse nome. Era compreensível. Em 1914 não havia grande guerra fazia um século.

(HOBSBAWM, Eric. A Era dos extremos: o breve século XX (1914- 1991). São Paulo: Companhia das Letras, 2ª Edição, 1995, p.30-31.)

Do conjunto de mudanças mundiais decorrente do conflito mencionado no texto, destaca-se a/o:

a) transformação do mapa-múndi, que incorporou ao desenho da Europa uma nova geopolítica, fruto das deliberações e dos tratados dos países vencedores.

b) concepção de fronteira, que se tornou sinônimo de conflito armado em regiões onde o sentimento de orgulho étnico e de revanchismo foi superado.

c) conceito de humanidade, que passou a associar a ideia corrente de superioridade racial aos projetos nacionalistas de regimes totalitários.

d) ideia de civilização, que incorporou o conceito cristão de igualdade, pelo qual a paz pressupunha a não intervenção nas nações amigas.

e) definição de Estado, que abandonou as práticas autoritárias de regimes totalitários rejeitando possíveis comparações com o passado imperialista.

 

 

22. (UNIMONTES MG/2015) O Tratado de Versalhes foi imposto à Alemanha pelas potências vitoriosas na Primeira Grande Guerra Mundial. Acerca desse tratado, marque com a letra C (CORRETA) ou com a letra I (INCORRETA) cada uma das afirmativas.

(__) O Tratado de Versalhes incorporou integralmente o programa de paz apresentado pelo presidente norte-americano Wilson, que previa uma “paz sem vencedores”.

(__) O Tratado de Versalhes considerou a Alemanha culpada pela guerra, criando uma série de determinações que visavam enfraquecer e desmilitarizar o país.

(__) O Tratado de Versalhes levou a Alemanha à perda de 1/7 do seu território e praticamente 1/10 de sua população, além da perda de suas colônias e da desmobilização de grande parte de seu exército.

(__) O Tratado de Versalhes oficializou a criação da Liga das Nações, que incorporou, desde seu início, as potências vitoriosas, a Rússia e a Alemanha derrotada.

A sequência CORRETA é:

a) I, C, C, I.

b) I, I, C, C.

c) C, C, I, I.

d) C, I, I, C.

 

 

23. (USP/2015) Em 2014, vários eventos em todo o mundo têm mobilizado atenções em torno dos cem anos do início da Primeira Guerra Mundial. Neles, é frequente o destaque ao fato de essa guerra ter sido um marco na história mundial dos conflitos em grande escala. Afinal,

a) nunca antes uma guerra tinha sido travada simultaneamente em terra e no mar, o que causou

um verdadeiro pânico nas regiões costeiras de muitos dos países nela envolvidos.

b) foi nela que, pela primeira vez, empregaram-se recursos tecnológicos para fins militares que amplificaram significativamente a capacidade destrutiva da guerra, a envolver, inclusive, um número incomum de populações civis.

c) jamais qualquer guerra tinha conhecido a utilização de bombas atômicas, como as que foram usadas na Primeira Guerra Mundial.

d) ela foi diretamente responsável pela polarização do mundo em dois blocos de ideologia política conflitante, com a chamada “Guerra Fria”.

e) foi a mais mortal de todas as guerras da história da humanidade, bem como a que envolveu o maior número de países.

 

 

24. (ESPM/2015) Foi um período caracterizado por rápidas investidas. Os alemães invadiram a Bélgica, cuja resistência heroica, notadamente em Liège, possibilitaria a plena mobilização dos franceses e dos russos. Apesar dos esforços franceses, 78 divisões germânicas armadas com artilharia pesada chegaram às vizinhanças de Paris. Graças à extrema habilidade do general Joffre, os alemães foram obrigados a recuar até o vale do Rio Marne, onde em setembro foi disputada a primeira batalha do Marne com a participação de 2 milhões de homens.

(Luiz Cesar Rodrigues. A Primeira Guerra Mundial)

A primeira batalha do Marne tratada no texto deve ser relacionada com:

a) a Blitzkrieg, estratégia de guerra alemã que combinava o rápido avanço de tropas de infantaria com o apoio aéreo e de blindados;

b) a guerra de trincheiras, cenário que dominou todo o curso da Primeira Guerra Mundial;

c) a guerra de movimento, adotada no início da Primeira Guerra Mundial pelos alemães, estratégia que fazia parte do chamado Plano Schlieffen;

d) a primeira batalha em que se registrou o emprego do gás como arma, recurso utilizado pelos alemães;

e) o sucesso do plano escolhido pelos alemães para derrotar rapidamente a França, pois com a vitória na Batalha do Marne os alemães conquistaram Paris.

 

 

25. (PUC- Campinas) Em relação às causas da Primeira Guerra Mundial é correto afirmar que:

a) A incapacidade dos Estados liberais em solucionar a crise econômica do século XIX colocou em xeque toda a estrutura do sistema capitalista. A instabilidade política e social das nações europeias impulsionou as disputas colonialistas e o conflito entre as potências.

b) A desigualdade de desenvolvimento das nações capitalistas europeias acentuou a rivalidade imperialista. A disputa colonial marcada por um nacionalismo agressivo e pela corrida armamentista expandiu os pontos de atrito entre as potências.

c) O sucesso da política de apaziguamento e do sistema de aliança equilibrou o sistema de forças entre as nações europeias, acirrando as lutas de conquista das colônias da África e da Ásia.

d) O expansionismo na Áustria, a invasão da Polônia pelas tropas alemãs assustaram a Inglaterra e a França, que reagiram contra a agressão declarando guerra ao inimigo.

e) O desequilíbrio entre a produção e consumo incentivou a conquista de novos mercados produtores de matérias-primas e consumidores de bens de produção reativando as rivalidades entre os países europeus e os da América do Norte.

 

 

GABARITO

1

2

3

4

5

6

7

8

9

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11

12

13

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A

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25

 

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