Arquivo do blog
quarta-feira, 14 de junho de 2023
Primeiro Reinado - Exercícios
Descolonização afro-asiática
1. (UNIMONTES MG/2010) A honra da Índia foi simbolizada por
um punhado de sal na mão de um homem da não violência. O punho que contém o sal
pode ser cortado, mas não largará o sal.
(GANDHI, Mohandas. Citado por ARRUDA, J.J. A. ; PILETTI, N.
Toda a história. São Paulo: Ática, 1997, p. 339.)
Acerca do processo histórico que culminou com a
independência da Índia, considere as afirmativas seguintes:
I. A luta pela independência incluía, entre outros fatores,
a recusa em consumir produtos de origem inglesa.
II . A “filosofia” pacifista de Gandhi fazia concessões ao
uso da violência quando esta era usada como legítima defesa.
III. A execução de Gandhi pelos colonizadores, mesmo após a
independência, mostra o limite da eficácia da sua estratégia pacifista.
IV. As divisões internas entre muçulmanos e hindus foi um
dos obstáculos à mobilização nacional e resultaram na divisão entre Índia e
Paquistão, após a saída dos ingleses.
Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s)
a) I, apenas.
b) I e IV, apenas.
c) III e IV, apenas.
d) II e III, apenas.
2. (UNESP SP/2010) No início dos anos 1990, o presidente
Frederik de Klerk declarou oficialmente o fim do apartheid na África do Sul.
Esta política racista
a) prevaleceu durante toda a história independente do país e
assegurou o convívio harmonioso de brancos e negros sul-africanos.
b) foi implantada após o final da Segunda Guerra Mundial e
prolongou o domínio britânico sobre o país por mais cinquenta anos.
c) vigorou por mais de quarenta anos e foi um dos
instrumentos da minoria branca sul-africana para se impor à maioria negra.
d) foi encerrada apesar do amplo apoio internacional e
revelou a dificuldade dos africanos de solidificarem suas instituições
políticas.
e) determinou o prevalecimento socioeconômico de uma elite
mestiça e aprofundou as relações inter-raciais no país.
3. (UECE/2010) Vários fatores contribuíram para o processo
de descolonização afro-asiática que culminou, de fato, na quebra dos elos
coloniais há muito tempo presentes no continente africano e no continente
asiático. Assinale a alternativa que melhor sinaliza os principais fatores
desse processo.
a) Perda da hegemonia europeia, graças ao desgaste material
e humano provocado pelas duas grandes guerras, e o desenvolvimento do
sentimento nacionalista nos povos colonizados.
b) Os acordos pactuados entre os EUA e a União Soviética,
após a Primeira Guerra Mundial, comprometendo se em não interferir em ambos os
continentes.
c) Várias insurreições e movimentos emancipatórios dos
vários países afro-asiáticos que se organizaram livremente e lutaram por sua
independência após o final da Primeira Guerra Mundial.
d) Ausência de princípios de autodeterminação entre os
diferentes povos afro-asiáticos que os impulsionasse a se libertar do domínio
europeu.
4. (UFU MG/2010) Em visita à Argélia no dia 03/12/2007, o
presidente francês Nicolas Sarkozy proferiu em seu discurso:
Venho à Argélia para edificar um futuro de solidariedade
entre nossos povos. Falar de futuro não é ignorar o passado. Estou convencido
de que para construir um futuro melhor devemos ao contrário, olhar o passado de
frente. [...] Sim, o sistema colonial foi profundamente injusto, contrário às
três palavras fundadoras de nossa República: liberdade, igualdade, fraternidade
[...]. Sim, os terríveis crimes cometidos ao longo da guerra de independência
fizeram inumeráveis vítimas [...]. A primeira maneira de o fazer, é em
princípio, encorajar nossas empresas a participar do esforço de modernização da
Argélia e nela investir. Os contratos que assinaremos amanhã ultrapassam os 5
(cinco) milhões de euros. Trata-se, essencialmente, de equipamentos para a
modernização da Argélia...
Tradução livre. Discurso disponível em:
www.afrik.com/article13062html. Acesso em 12/04/2010.
Considere o texto acima e a situação da África pós-colonial
e assinale a alternativa correta:
a) A atual relação entre as nações africanas e europeias,
após períodos de crimes e guerras, se
dá, finalmente, em plenas condições de igualdade,
estabelecendo o fim de um período histórico.
b) Os acordos pós-coloniais revelam uma situação de
dependência econômico-financeira que inviabiliza, aos países africanos, a
condição de recusar algumas propostas de cooperação.
c) O passado colonial, ainda que reconhecidos os seus
problemas, possibilitou o presente desenvolvimento dos povos africanos, o que
não seria alcançado sem a atuação dos países europeus.
d) O processo de colonização pode ser entendido como um
aprendizado, uma possibilidade de construir solidariedades entre as nações
através de investimentos econômicos.
5. (UCS RS/2014) O processo de independência das antigas
colônias europeias na África e na Ásia, formadas no século XIX, ganhou força
após a II Guerra Mundial. Considere as seguintes afirmativas sobre o processo
de descolonização na África e na Ásia.
I Na África, com algumas poucas exceções, como o Egito, que
conquistou sua independência no início do século XX, a maioria dos países
tornou-se independente somente a partir da década de 1950.
II Na Ásia, a descolonização foi marcada por dois movimentos
distintos: a resistência pacífica na Índia e a guerra pela independência, como
ocorreu na Indochina.
III Nos dois continentes, ainda hoje, as consequências da
colonização estão presentes, pois, entre outras, as fronteiras demarcadas
artificialmente forçaram a convivência de povos com históricos de conflitos.
Das afirmativas acima, pode-se dizer que
a) apenas I está correta.
b) apenas II está correta.
c) apenas I e II estão corretas.
d) apenas II e III estão corretas.
e) I, II e III estão corretas.
6. (FUVEST SP/2011) África vive (...) prisioneira de um
passado inventado por outros.
Mia Couto, Um retrato sem moldura, in Leila Hernandez, A
África na sala de aula. São Paulo: Selo Negro, p.11, 2005.
A frase acima se justifica porque
a) os movimentos de independência na África foram
patrocinados pelos países imperialistas, com o objetivo de garantir a
exploração econômica do continente.
b) os distintos povos da África preferem negar suas origens
étnicas e culturais, pois não há espaço, no mundo de hoje, para a defesa da
identidade cultural africana.
c) a colonização britânica do litoral atlântico da África
provocou a definitiva associação do continente à escravidão e sua submissão aos
projetos de hegemonia europeia no Ocidente.
d) os atuais conflitos dentro do continente são comandados
por potências estrangeiras, interessadas em dividir a África para explorar mais
facilmente suas riquezas.
e) a maioria das divisões políticas da África definidas
pelos colonizadores se manteve, em linhas gerais, mesmo após os movimentos de
independência.
7. (IBMEC RJ/2011) Imediatamente após o fim da Segunda
Guerra Mundial teve início a descolonização africana. O uso ou não da violência
na obtenção das independências deve ser considerado caso a caso. Sobre a
independência de Angola, a mais rica das ex-colônias africanas de Portugal,
assinale V nas afirmativas verdadeiras e F nas alternativas falsas:
(__) é visível a influência da Guerra Fria no processo
angolano, afinal, enquanto o MPLA recebia apoio soviético, a UNITA recebia
apoio dos Estados Unidos;
(__) Somente pôde ocorrer após o fim do salazarismo em
Portugal, que deu-se em função da chamada Revolução de 25 de abril;
(__) o processo de independência deve ser visto como uma
consequência natural da chamada globalização, que fez surgir em Angola um forte
sentimento nacionalista;
(__) a ajuda cubana e brasileira ao MPLA foi de fundamental
importância para a concretização da independência, assinada pelo
primeiro-ministro Marcelo Caetano;
Assinale a sequência correta:
a) V – V – F - V
b) V – F – F – V
c) F – F – V – F
d) F – V – F – V
e) V – V – F – F
8. (UFF RJ/2011) Ao
se referir à sociedade da então colônia portuguesa Guiné Bissau, o historiador
Armando Castro afirmou:
“As autoridades coloniais utilizam, para os castigos
corporais, a palmatória, o chicote e a vergasta. Nas transações, os brancos
praticam correntemente o roubo: roubo nos preços, nas quantidades, nas
qualidades. Vai-se, nesta sociedade colonialista, até o desprezo total pela
vida dos africanos. Morrem no trabalho de abate das árvores, na recolha do
coconote e nos trabalhos públicos ou afogam-se nos pântanos, quando se fazem as
secagens, etc. Há alguns anos, dezenas de trabalhadores africanos encontraram a
morte nos trabalhos dos pântanos de Bissau. A mulher africana é vítima de
numerosos crimes: violações, prostituição, etc.”
CASTRO, A. O Sistema Colonial Português em África (meados do
século XX). 2ª ed. Lisboa:Caminho, 1980, p. 366.
O texto acima mostra as consequências do processo de
colonização. Ao se juntarem as duas pontas, colonização e descolonização,
pode-se afirmar sobre a descolonização que
a) o processo de independência dos países africanos foi
iniciado no imediato pós segunda guerra mundial. No entanto, a instabilidade
política e econômica de muitas das nações é ainda uma realidade, já que os
estados nacionais africanos herdaram a diferenciação étnica e cultural e a
estrutura de poder de suas antigas metrópoles.
b) a descolonização constitui-se num processo histórico
marcado por intensa mobilização internacional a favor da libertação das áreas
coloniais. Os debates em prol da independência dos países africanos tiveram
como protagonistas os representantes do governo francês que, desde os anos
1940, defenderam a libertação pacífica do povo africano.
c) apesar do caráter marcadamente violento da colonização
portuguesa na Argélia, sua independência ocorreu de forma pacífica. O novo país
foi beneficiado pelos embates políticos entre os Estados Unidos e a União
Soviética no contexto geral da Guerra Fria.
d) os países africanos são um mosaico muito diferenciado de
culturas e de desigualdades sociais. Alguns países, como a Somália, podem ser
considerados em vias de desenvolvimento, outros, como Angola, não têm o seu
governo reconhecido pelos organismos internacionais.
e) as migrações africanas são o resultado das dificuldades
de adaptação de algumas etnias às normas democráticas de representação das
minorias nos parlamentos. Por isso, a análise do fenômeno migratório deve levar
em conta que há legítimos valores culturais que sustentam e legitimam a
supremacia de uma etnia sobre a outra.
9. (UFRN/2011) Na
Copa do Mundo de Futebol de 2010, realizada na África do Sul, muitos
brasileiros ficaram surpresos ao saberem que várias nações do continente
africano, como Costa do Marfim, Nigéria, Gana e o próprio país sede do evento,
apresentavam influências linguísticas europeias. Isso ficava evidente, por
exemplo, nos nomes dos jogadores estampados nas camisetas e nos hinos
nacionais, cantados em inglês ou francês.
Essas influências da Inglaterra e da França na África são
resultantes
a) da expansão do Cristianismo, estimulado pelos propósitos
das Cruzadas.
b) do neocolonialismo do século XIX, no contexto da Segunda
Revolução Industrial.
c) da Globalização, que promoveu o intercâmbio cultural
mundial no século XX.
d) do tráfico negreiro, que implantou colônias europeias no
continente africano.
10. (Anhembi Morumbi SP/2014) No período posterior à Segunda
Guerra Mundial (1939-1945), ocorreram diversos movimentos de descolonização na
Ásia e na África, rompendo um processo de dominação europeia sobre essas
regiões, que se iniciou
a) na ascensão de regimes totalitários ocorrida no mundo
ocidental no período entre guerras (1918-1939).
b) no processo de reorganização dos Estados Nacionais
ocorrido após a Primeira Guerra Mundial (1914-1918).
c) na ação imperialista dos países industrializados da
Europa no decorrer do século XIX.
d) no colonialismo do século XVI, conduzido pelos Estados da
Europa central em busca de especiarias.
e) na disputa de hegemonia ocorrida entre o bloco
capitalista e o bloco comunista, durante a Guerra Fria.
11. (UFPB/2013) Após o fim da segunda guerra mundial, as
antigas colônias europeias na África e na Ásia começaram a lutar por suas
independências políticas.
Com base no conhecimento acerca do processo de
descolonização da África e da Ásia, é correto afirmar:
a) A independência das colônias na África foi combatida pela
Revolução dos Cravos.
b) As colônias francesas da Indochina foram unificadas sob o
nome de Vietnam.
c) A independência no subcontinente indiano deu origem à
Índia e ao Paquistão.
d) As ex-colônias na Ásia adotaram a política da via
pacífica nas lutas de independência.
e) A guerra fria não interferiu no processo de
descolonização da Ásia e da África.
12. (UFU MG/2011) Leia atentamente o texto a seguir.
O imperialismo não acabou, não virou de repente “passado” ao
se iniciar, com a descolonização, a desmontagem dos impérios clássicos. Toda
uma herança de vínculos ainda liga países como Argélia e Índia à França e
Inglaterra, respectivamente. Um novo e imenso continente de mulçumanos,
africanos e centro-americanos dos antigos territórios coloniais agora reside na
Europa metropolitana; mesmo a Itália, Alemanha e Escandinávia têm, hoje, de
enfrentar esses movimentos populacionais, que em larga medida resultam do
imperialismo e da descolonização, bem como da expansão da população europeia.
Ademais, o fim da Guerra Fria e da União Soviética alterou definitivamente o
mapa mundial.
SAID, Edward W. Cultura e Imperialismo. São Paulo: Companhia
das Letras, 1995, p. 349.
Sobre o processo de descolonização, marque a alternativa
correta.
a) O processo de descolonização se deu de forma pacífica e de
modo homogêneo a partir da queda da União Soviética, reconhecendo-se a
soberania política de inúmeros povos.
b) O processo de descolonização afro-asiática possibilitou a
independência política dos Estados, dando início ao que se denominou
neocolonialismo, tendo sido mantidas a dependência e os vínculos econômicos.
c) A descolonização na África e na Ásia significou a
oportunidade de os povos se colocarem em movimento, uma vez que sua soberania
havia sido reconhecida e sua cultura respeitada.
d) Os processos de descolonização ocorreram com o fim da
Guerra Fria, pois foi necessário que os membros dos dois antigos blocos
negociassem a independência com suas colônias.
13. (ESCS DF/2012) Após a Segunda Guerra Mundial, o fim do
Império colonial europeu fez emergir novos Estados na África e Ásia.
Esses novos países enfrentam os desejos políticos
apresentados a seguir, EXCETO um. Assinale-o:
a) as elites locais precisavam enfrentar o desafio da
industrialização e do desenvolvimento após longas décadas de exploração
econômica;
b) as independências na África foram acompanhadas por um
quadro político de instabilidade, marcado por conflitos tribais e regionais;
c) as disputas geopolíticas e ideológicas entre EUA e URSS
influenciavam a dinâmica política interna dos Estados recém-independentes;
d) a disputa entre EUA e China pelo mercado africano reduzia
a autonomia decisória das elites políticas econômicas africanas;
e) a organização do aparato burocrático em alguns Estados
africanos recém-independentes enfrentou a carência de quadros administrativos.
14. (ACAFE SC/2013) Na segunda metade do século XIX, o
processo de expansão imperialista intensificou-se. Um dos marcos deste processo
foi a Conferência de Berlim, com a participação de países europeus. Ocorreu a
partilha do continente africano - entre outras ações - conforme o interesse dos
países europeus.
Acerca desse contexto e suas consequências, é correto
afirmar, exceto:
a) O colonialismo do século XIX foi diferente do
colonialismo do século XVI, que ficou restrito ao capitalismo comercial e
concentrou-se principalmente no continente americano. Já o imperialismo ou
neocolonialismo foi motivado pelo capital industrial e financeiro.
b) A teoria do darwinismo social enaltecia a supremacia
cultural, econômica e racial dos europeus, enaltecendo os brancos e as ações
imperialistas.
c) A Inglaterra dominou verticalmente o continente africano,
desde o Mar Mediterrâneo, ao norte, até a região sul-africana. A Guerra dos
Bôeres consolidou o domínio inglês na região da atual África do Sul.
d) Diversas regiões africanas alcançaram um ótimo desenvolvimento
social e econômico, que refletiu na melhoria da qualidade de vida dos seus
habitantes, devido à colonização inglesa e alemã.
15. (UniCESUMAR SP/2015) "Todos os homens reconhecem o
direito de revolução, isto é, o direito de recusar obediência ao governo, e
resistir-lhe, quando ele se revele despótico ou sua ineficiência seja grande e
intolerável. (...) Leis injustas existem: devemos contentar-nos em
obedecer-lhes ou empenhar-nos em corrigi-las; obedecer-lhes até o momento em
que tenhamos êxito ou transgredi-las desde logo? (...) Se mil homens se
recusassem a pagar seus impostos este ano, isso não seria uma medida violenta e
sangrenta, como seria pagá-los e capacitar o Estado a cometer violências e
derramar sangue inocente. Esta é, na realidade, a definição de uma revolução
pacífica, se tal for possível. Se o cobrador de impostos, ou qualquer outro
servidor público, perguntar-me, como um já perguntou, 'Mas que farei eu?',
minha resposta será: 'Se quer realmente fazer algo, peça demissão do cargo.'
Quando o vassalo recusar sujeição e o servidor público resignar ao cargo, então
a revolução estará feita."
Henry David Thoreau. A desobediência civil e outros ensaios.
São Paulo: Cultrix, 1987, p. 21, 27 e 31.
O princípio exposto no texto foi formulado originalmente por
Henry David Thoreau, em 1849. É possível afirmar que ele inspirou, entre
outros,
a) a reação vietcong ao colonialismo francês na Indochina.
b) o republicanismo de Simón Bolívar, contra a colonização
espanhola da América.
c) a revolução cultural, liderada por Mao Tsé-Tung na China.
d) a resistência de Mahatma Ghandi, contra o domínio
britânico na Índia.
e) o indigenismo de Emiliano Zapata, contra a ditadura
porfirista no México.
16. (FGV/2013) Não é absurdo pensar que o único tipo de transgressão
que o governo nunca previu foi a negação deliberada e prática de sua autoridade
[...].
Sob um governo que prende qualquer homem injustamente, o
único lugar digno para um homem justo é também a prisão.
THOREAU, H. Desobedecendo. A desobediência civil e outros
ensaios. Trad., Rio de Janeiro: Rocco, 1984, p. 36 e 38.
Henry Thoreau foi um ativista estadunidense do século XIX
que influenciou, com suas ideias, diversos movimentos políticos posteriores.
Entre eles, podemos identificar
a) o nazismo, exemplificado pela prisão de Hitler, quando
escreveu o livro Mein Kampf.
b) a revolução cubana, marcada pela intensa movimentação da
sociedade civil.
c) o peronismo e a sua proposta de organização social e
política, baseada nos sindicatos.
d) o franquismo e sua perspectiva de separação entre Igreja
e Estado na Espanha.
e) a resistência pacífica liderada por Mahatma Gandhi, pela
independência da Índia.
17. (UCS RS/2012) O século XX assinalou, ao mesmo tempo, a
decadência do colonialismo europeu e a ascensão do nacionalismo nos países
coloniais que, após a Segunda Guerra Mundial, desembocaram no processo de
descolonização afro-asiático.
Considere as seguintes afirmações sobre esse processo de
descolonização.
I De maneira geral, ocorreu de forma violenta: surgia na
colônia um movimento nacionalista que impulsionava uma guerra de libertação
nacional e, uma vez conquistada a independência, o novo país realizava
transformações políticas e econômicas radicais.
II A emergência do nacionalismo asiático antecedeu em meio
século à do africano, o que contribuiu para que, cronologicamente, a
descolonização da Ásia precedesse e, de certa forma, influenciasse a da África.
III A emergência dos Estados Unidos e da União Soviética
como superpotências contribuiu para acelerar a liquidação dos impérios
coloniais, uma vez que ambos, ainda que por razões diversas, apoiavam o
processo. No contexto global da guerra fria, cada uma das superpotências
procurava atrair os novos países para sua respectiva esfera de influência.
Das afirmações acima,
a) apenas I está correta.
b) apenas II está correta.
c) apenas I e II estão corretas.
d) apenas II e III estão corretas.
e) I, II e III estão corretas.
18. (IBMEC RJ/2012) A África vive, ainda hoje, uma sequência
impressionante de golpes militares e guerras civis, sendo o recente caso da
Guiné-Bissau um típico exemplo de como esse processo continua a ocorrer. Vários
são os fatores que explicam tal fenômeno, sendo um dos mais importantes:
a) a manutenção de uma política assistencialista por parte
das antigas potências coloniais, o que estimula o caos;
b) uma disputa entre grupos políticos divergentes,
favoráveis ou não ao liberalismo econômico;
c) os resquícios da Guerra Fria, ainda evidentes,
especialmente na África do Sul e na região central do continente;
d) a ausência de políticas ambientais que minimizem os
efeitos devastadores da fome e da violência;
e) a execução de uma política colonialista que impôs o
conceito de Estado-Nação sem levar em conta as características locais da
sociedade.
19. (UDESC SC/2013) O século XX é marcado por várias
transformações entre as quais a independência e formação de novos países nos
continentes africano e asiático, processo conhecido como Descolonização da
África e da Ásia.
Em relação à história do continente africano, analise as
proposições.
I. A maioria dos países africanos tornou-se independente no
final do século XIX devido ao desenvolvimento da industrialização nos países
europeus.
II. O continente africano é caracterizado por diferenças
étnicas, linguísticas e culturais.
III. Os processos de independência dos países africanos
foram pacíficos, possibilitando, desta forma, o desenvolvimento de estados democráticos.
IV. O Norte da África é caracterizado pela presença de povos
que seguem a religião islâmica como, por exemplo, os marroquinos e argelinos.
V. Ao sul do deserto do Saara, o continente africano é
conhecido como África Negra. Esta região é formada por vários países entre os
quais citam-se a África do Sul, Angola, Camarões e Nigéria.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas II, III e V são verdadeiras.
b) Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras.
c) Somente as afirmativas II, IV e V são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas I, IV e V são verdadeiras.
e) Todas as afirmativas são verdadeiras.
20. (UECE/2013) "A não-violência e a covardia não
combinam. Posso imaginar um homem armado até os dentes que no fundo é um
covarde. A posse de armas insinua um elemento de medo, se não mesmo de
covardia. Mas a verdadeira não-violência é uma impossibilidade sem a posse de
um destemor inflexível." (MAHATMA GANDHI)
Atente para as seguintes afirmações a respeito de Mahatma
Gandhi:
I. Foi um dos idealizadores da Satyagraha, filosofia que
prega a resistência à opressão, por meio da desobediência civil.
II. Usou o jejum, como forma de protesto; conseguiu
notoriedade internacional por suas ações, e inspirou líderes de outros
continentes.
III. Em 30 de janeiro de 1948, com a idade avançada de 78
anos, foi eleito Governador de Nova Déli e Primeiro Ministro da Índia.
Está correto o que se afirma em
a) I, II e III.
b) I e II apenas.
c) II e III apenas.
d) I e III apenas.
Guerra Fria- Exercícios e Vídeo Aula
Vídeo aula
Lista de exercícios
1 - Guerra Fria foi o nome dado a um conflito após a Segunda
Guerra Mundial (1945) envolvendo dois países que adotavam sistemas
político-econômicos opostos: capitalismo e socialismo. Os dois países
protagonistas da Guerra Fria são:
a) Estados Unidos e Japão.
b) Inglaterra e União Soviética.
c) União Soviética e Itália.
d) Alemanha e França.
e) Estados Unidos e União Soviética.
2 - (FMU-SP) O Pacto de Varsóvia, criado em 1955 e extinto
em 1991, teve como principal objetivo:
a) Reunir os países socialistas como a Alemanha Oriental e a
Alemanha Ocidental contra a OTAN.
b) Consolidar a influência soviética sobre os países da
Europa Oriental.
c) Conter a influência soviética sobre os países da Europa
Oriental.
d) Consolidar a influência socialista na Europa Ocidental.
e) Consolidar a influência capitalista na Europa Oriental.
a) Polarização do mundo em dois blocos político-militares,
entre as duas guerras mundiais.
b) Polarização do mundo em blocos interessados na exploração
e posse da Sibéria.
c) Polarização do mundo em dois blocos político-militares,
após a Segunda Guerra Mundial.
d) Polarização do mundo em dois blocos liderados pela
Alemanha, Itália e Japão. De um lado a Inglaterra, Rússia, Estados Unidos e
França de outro.
e) A disputa das áreas árticas e antárticas, após a Segunda
Guerra Mundial.
HOBSBAWM, Eric J. A era dos extremos. São Paulo: Companhia
das Letras, 1996.
O período citado no texto e conhecido por Guerra Fria pode
ser definido como aquele momento histórico em que houve:
a) corrida armamentista entre as potências imperialistas
europeias ocasionando a Primeira Guerra Mundial.
b) domínio dos países socialistas do Sul do globo pelos
países capitalistas do Norte.
c) choque ideológico entre a Alemanha Nazista/União
Soviética Stalinista, durante os anos 1930.
d) disputa pela supremacia da economia mundial entre o
Ocidente e as potências orientais, como a China e o Japão.
e) constante confronto das duas superpotências que emergiram
da Segunda Guerra Mundial.
5 - (Cesgranrio) A URSS transformou-se, após 1945, numa das potências mundiais, tanto no campo econômico como técnico. Um dos melhores exemplos dessa transformação é o:
b) desenvolvimento da indústria cinematográfica e das
teorias em torno da fusão nuclear.
c) desenvolvimento da indústria automobilística e o
incremento do sistema industrial privado.
d) crescimento do mercado interno, com o desenvolvimento de
novas técnicas de cultivo agrícola e aumento de salários.
e) crescimento da produção agrícola em função do fim da
intervenção do Estado no setor e de técnicas administrativas americanas.
6 - (Fatec) "É lógico que os EUA devem fazer o que lhes for possível para ajudar a promover o retorno ao poder econômico normal no mundo, sem o que não pode haver estabilidade política nem garantia de paz.”. (Plano Marshall 5. VI. 1947)
Esse plano
a) assegurava a penetração de capitais norte-americanos no
continente europeu, sobretudo em sua parte oriental.
b) garantia, aos norte-americanos, o retorno a uma política
isolacionista, voltada unicamente para os seus interesses internos.
c) pretendia deter as ameaças soviéticas sobre os países do
Oriente Médio, cuja produção de petróleo era vital para as economias
ocidentais.
d) era um instrumento decisivo na luta contra o avanço do
comunismo na Europa arrasada pelo pós-guerra.
e) representava uma tomada da tradicional política da
"boa vizinhança" dos EUA em relação à América Latina.
7 - (Fgv) Em junho de 1947, o governo dos EUA passou a implementar um projeto de reconstrução da Europa denominado Plano Marshall. Qual dos tópicos a seguir NÃO é uma causa desse plano:
a) o temor trazido pela criação do Mercado Comum Europeu
(MCE);
b) o deslocamento do controle do capitalismo da Europa para
os EUA e sua crescente influência sobre os países europeus;
c) a necessidade que a Europa tinha de reunir recursos para
pagar o seu principal credor, os EUA, que lhe forneceram desde alimentos até
materiais bélicos durante a II Guerra Mundial;
d) a necessidade de se reconstruírem as cidades e de
recuperarem a indústria e a agropecuária europeia, devastadas durante a II
Grande Guerra;
e) o interesse que os Estados Unidos tinham em fortalecer a
ordem capitalista na Europa Ocidental e, assim, impedir a expansão do
socialismo no continente.
8 - (Puccamp) “... inspirado por razões humanitárias e pela vontade de defender uma certa concepção de vida ameaçada pelo comunismo, constitui também o meio mais eficaz de alargar e consolidar a influência norte-americana no mundo, um dos maiores instrumentos de sua expansão (...) tem por consequência imediata consolidar os dois blocos e aprofundar o abismo que separava o mundo comunista e o Ocidente..."
"... as partes estão de acordo em que um ataque armado
contra uma ou mais delas na Europa ou na América do Norte deve ser considerado
uma agressão contra todas; e, consequentemente, concordam que, se tal agressão
ocorrer, cada uma delas (...) auxiliará a parte ou as partes assim agredidas
(...)"
Os textos identificam, respectivamente,
a) a Doutrina Monroe e a Organização da Nações Unidas (ONU).
b) o Plano Marshall e a organização do Tratado do Atlântico
Norte (OTAN).
c) o Pacto de Varsóvia e a Comunidade Econômica Européia
(CEE).
d) o Pacto do Rio de Janeiro e o Conselho de Assistência
Econômica Mútua (COMECON).
e) a Conferência do Cairo e a Organização dos Estados
Americanos (OEA).
9 - (Puccamp) "... foi um período em que a guerra era improvável, mas a paz era impossível. A paz era impossível porque não havia maneira de conciliar os interesses de capitalistas e comunistas. Um sistema só poderia sobreviver à custa da destruição total do outro. E a guerra era improvável porque os dois blocos tinham acumulado tamanho poder de destruição, que se acontecesse um conflito generalizado seria, com certeza, o último...”
O texto descreve uma problemática que, na história recente
da humanidade,
a) identifica as tensões internacionais durante a Revolução
Russa.
b) ilustra as relações americano-soviéticas durante a Guerra
Fria.
c) caracteriza o panorama mundial durante a Guerra do Golfo
Pérsico.
d) revela o perigo da corrida armamentista durante a
Revolução Chinesa.
e) explica os movimentos pacifistas no Leste Europeu durante
a Guerra do Vietnã.
10 - Em qual contexto histórico surgiu a Guerra Fria?
a) No final da 1ª Guerra Mundial, quando ocorreu a expansão
do socialismo para quase todos os países da América.
b) No momento seguinte ao final da 2ª Guerra Mundial, quando
Estados Unidos e União Soviética entraram em disputa mundial pela hegemonia
militar, política e econômica.
c) No final da década de 1980, com a crise do socialismo no
leste europeu.
d) No começo do século XX, com o rápido crescimento
industrial e tecnológico da União Soviética e dos Estados Unidos.
11 - Quais os dois sistemas econômicos que entraram em conflito durante a Guerra Fria?
a) Socialismo e Comunismo.
b) Comunismo e Coletivismo.
c) Capitalismo e Anarquismo.
d) Socialismo e Capitalismo.
12 - Qual das alternativas abaixo explica melhor a expressão "Guerra Fria".
a) Guerra entre EUA e URSS onde as batalhas ocorreram em
áreas de clima frio.
b) Guerra ocorrida na década de 1950, entre EUA e URSS, em
que ocorreu uso de armas nucleares.
c) Disputa ideológica entre os Estados Unidos (capitalismo)
e a URSS (socialismo) sem guerras de fato, ou seja, sem embate militar direto
entre os dois países.
d) Disputa ideológica entre Alemanha e Inglaterra, durante a
Segunda Guerra Mundial.
13 - Quais os dois blocos militares que se formaram durante a Guerra Fria e quais países os lideraram?
a) OTAN - Organização do Tratado do Atlântico Norte
(liderada pelos Estados Unidos) e Pacto de Varsóvia (liderada pela União
Soviética).
b) OTAN - Organização do Tratado do Atlântico Norte
(liderada pelos Estados Unidos) e Benelux (liderada pela Bélgica).
c) Pacto de Varsóvia (liderada pela União Soviética) e
Tríplice Aliança (liderada pela Alemanha)
d) Tríplice Entente (liderada pelo Reino Unido) e OTAN -
Organização do Tratado do Atlântico Norte (liderada pelos Estados Unidos).
14 - Um dos símbolos da Guerra Fria foi a construção do Muro de Berlim. Qual das alternativas abaixo explica a existência desse muro?
a) O Muro de Berlim foi construído na década de 1940 para
impedir a invasão da capital alemã pelo exército aliado.
b) A Muro de Berlim foi uma linha imaginária para dividir as
duas Alemanhas (uma socialista e outra capitalista).
c) Em 1961 foi construído o Muro de Berlim, para dividir a
cidade em duas partes: uma capitalista e outra socialista.
d) O Muro de Berlim foi construído, com financiamento
soviético, ao redor da cidade para proteger a capital alemã da influência
capitalista.
15 - A bipolarização das nações do globo, após a Segunda Grande Guerra, sob o ponto de vista político e principalmente militar, deu origem ao fenômeno denominado:
a) Mercado Comum Europeu e Conselho de Assistência Econômica
Mútua.
b) Guerra Fria.
c) Guerra de Posição.
d) Nova Política Econômica (NEP).
16 - A OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) foi estabelecida em Washington, em 4 de abril de 1949. Sua criação está relacionada:
a) Ao contexto de aproximação das potências vencedoras da
Segunda Guerra Mundial.
b) Ao processo de liberalização da economia mundial que lançaria
as bases da globalização.
c) Ao processo de descolonização nos continentes africano e
asiático.
d) Ao contexto de polarização político-militar entre os
países capitalistas e socialistas.
17 - Entre as guerras resultantes da política bipolarização das duas grandes potências EUA e URSS, pode-se citar a que envolve:
a) católicos e protestantes.
b) sul-africanos e ingleses.
c) cubanos e soviéticos.
d) estadunidenses e vietnamitas.
e) soviéticos e judeus.
18 - (MACKENZIE) Não é característica da Guerra Fria:
a) confronto ideológico que pressupõe equilíbrio nuclear
entre as potências.
b) polarização do mundo em dois blocos político-militares.
c) distensão política e alinhamento internacional entre
E.U.A. e U.R.S.S.
d) desconfiança entre americanos e soviéticos e disputa de
áreas de influência.
e) criação das alianças militares O.T.A.N. e Pacto de
Varsóvia.
19 - Não podemos considerar como fato ligado ao fim da Guerra Fria:
a) a ascensão econômica dos Tigres Asiáticos, obrigando o
Leste Europeu a se adequar à economia de mercado, devido às pressões dos
Estados Unidos.
b) a Perestroika e a Glasnost que possibilitaram a abertura
econômica e política à ex-União Soviética.
d) a reunificação da Alemanha, após a queda do Muro de
Berlim.
e) a ascensão dos nacionalismos nas repúblicas soviéticas.
20 - Em 1955, os países do Leste Europeu instituem uma aliança militar. A essência dessa aliança está em um compromisso de ajuda mútua, em caso de agressão armada de outras nações.
Estamos nos referindo ao Pacto de:
a) Varsóvia
b) Bandung
c) Potsdam
d) Suez
AULA E EXERCÍCIOS DE ALTA IDADE MÉDIA
AULA E EXERCÍCIOS DE ALTA IDADE MÉDIA
1. (FUVEST SP/2001) "...o desejo de dar uma forma e um estilo ao sentimento não é exclusivo da arte e da literatura; desenvolve-se também na própria vida: nas conversas da corte, nos jogos, nos desportos... Se, por conseguinte, a vida pede à literatura os motivos e as formas, a literatura, afinal, não faz mais do que copiar a vida."