sexta-feira, 22 de abril de 2022

Grécia Antiga - Lista de exercícios e vídeo aula

 



Grécia Antiga


Lista de exercícios

1. (UFTM MG) As manifestações culturais do período clássico da Grécia antiga são entendidas como a base da civilização contemporânea. Neste período, os gregos viviam:

a) num quadro social compatível com as suas exemplificações filosóficas e políticas, não admitindo a existência da escravidão.

b) num regime político e cultural uniforme, exemplificado pela existência da democracia no conjunto das cidades-estados.

c) num império centralizado e que se estendia para o conjunto do mundo grego, ilhas do mar Egeu, Ásia Menor e sul da Itália.

d) sem liberdade política, social, econômica e cultural, desde a conquista militar dos persas sobre a península grega.

e) em cidades-estados, contando com uma uniformidade cultural caracterizada pela unidade de idioma e de crenças.

 

 

2. (PUC RS) Considere as afirmativas abaixo, sobre a Grécia Antiga no período clássico.

I. As Guerras Médicas opuseram o Império Persa em expansão às cidades-estados gregas, pelo controle da Ásia Menor e das rotas comerciais no Mar Egeu e Negro.

II. A vitória das cidades-estados gregas sobre o Império Persa marca o início da hegemonia ateniense na Grécia e o apogeu da democracia.

III. O “Século de Péricles” alternou a democracia, caracterizada pela extensão dos direitos políticos aos comerciantes estrangeiros e o fim da escravidão, com o imperialismo ateniense sobre as outras cidades-estados gregas.

IV. A hegemonia ateniense não encontrou resistência entre as outras cidades-estados gregas, mas sucumbiu diante da falta de apoio militar para enfrentar a invasão da Grécia por Alexandre da Macedônia.

Pela análise das afirmativas, conclui-se que somente são corretas:

a) I e II

b) I e III

c) II e III

d) II e IV

e) III e IV

 

 

3. (UFMA) Marque a alternativa que NÃO retrata a Grécia Antiga.

a) A democracia ateniense não admitia a participação política de mulheres, estrangeiros e escravos.

b) As Cidades-Estado constituíram a base da organização social, civil, política, moral e religiosa.

c) A sociedade espartana era militarista, porém nela as mulheres tinham mais liberdade que nas demais Cidades-Estados gregas.

d) A democracia ateniense serviu de modelo para todas as cidades-Estado gregas, que implantaram regimes políticos semelhantes.

e) A utilização do trabalho escravo possibilitou aos homens livres tempo para se dedicarem ao trabalho intelectual.

 

 

4. (UEPB) Sobre a escravidão na Grécia Antiga, considere as proposições a seguir:

I. A dominância do modo de produção escravista na Grécia Antiga está fundamentada no fato de que os escravos forneciam a mão-de-obra básica para a produção em larga escala, possibilitando a maior parcela da renda decorrente das propriedades controladas pela classe dominante.

II. De acordo com a mentalidade grega, o escravo era um ser humano. Entretanto, independentemente de sua vontade, podia ser vendido, comprado, alugado, doado, confiscado e legado.

III. O paradigma da escravidão não mercadoria é típico de Atenas, enquanto que em Esparta predominou o hilotismo, forma de escravidão controlada pelo Estado.

Assinale a alternativa correta:

a) Apenas as proposições I e II estão corretas.

b) Apenas as proposições II e III estão corretas.

c) Apenas a proposição I está correta.

d) Apenas a proposição III está correta.

e) Todas as proposições estão corretas.

 

 

5. (UNIFESP SP) A democracia na Grécia antiga esteve intimamente ligada:

a) ao período homérico (séculos XII a VIII a.C.), ao trabalho servil, às lutas entre grandes e pequenos proprietários de terras e ao voto censitário.

b) ao período arcaico (séculos VIII a VI a.C.), ao trabalho livre, à pacificação do conflito entre as classes e ao sufrágio universal.

c) ao período clássico (séculos V e IV a.C.), ao trabalho escravo, às lutas entre os cidadãos ricos e pobres e ao voto direto.

d) ao período helenístico (séculos III e II a.C.), ao trabalho livre, à pacificação dos conflitos entre os cidadãos e ao voto por sorteio.

e) a todos os períodos (séculos XII a III a.C.), ao trabalho escravo, à desigualdade entre os cidadãos e à eleição de representantes.

 

 

6. (UNIFOR CE) A religião na Grécia Antiga apresentou como características o:

a) zoomorfismo, o monoteísmo e o totemismo.

b) salvacionismo, o antropomorfismo e o messianismo.

c) asceticismo, a mitologia e o animismo.

d) antropomorfismo, o politeísmo e a mitologia.

e) animismo, o salvacionismo e o misticismo.

 

 

7. (UNIFOR CE) A Grécia Antiga, ou Hélade, ocupava a parte sul da Península Balcânica e as ilhas do Mar Egeu. Em sua fase de expansão colonial, ocupou também o litoral do Oriente Médio e o sul da Itália. Costuma-se dividir a história da Grécia Antiga em cinco períodos: Pré-Homérico, Homérico, Arcaico, Clássico e Helenístico. O Período Clássico (de 500 a 336 a.C.):

a) compreende a época do povoamento da Península Balcânica e das Ilhas do Mar Egeu pelos povos indo-europeus.

b) abrange a época em que o conhecimento da sociedade grega deve-se, basicamente, às informações fornecidas pelos poemas Ilíada e Odisseia.

c) assiste ao desenvolvimento das cidades-estados e à formação das instituições básicas da civilização grega.

d) corresponde a época de apogeu da civilização grega, marcado pelo desenvolvimento das cidades, expansionismo e grande esplendor.

e) corresponde à época de declínio da polis e da conquista da Península Balcânica pela Macedônia.

 

 

8. (UFJF MG) Entre os séculos VIII e VI a.C., a Grécia Antiga desenvolveu um intenso processo de colonização de outras áreas, principalmente na Bacia do Mediterrâneo.

Sobre esse processo, é INCORRETO afirmar que:

a) a redução populacional e a redistribuição das terras férteis foram condições preexistentes que incentivaram esse movimento.

b) a partir dele, houve um crescimento das atividades comerciais e dos setores sociais a elas relacionados.

c) regiões diversas foram atingidas, como o sul da Península Itálica e o litoral do Mar Negro, nas quais foram fundadas novas cidades.

d) muitos indivíduos que dele participaram eram homens livres que buscavam sair da condição de escravos por endividamento.

e) a área de influência da cultura grega foi ampliada, passando a atingir as populações que habitavam as áreas colonizadas.

 

 

9. (UFMS) A respeito do desporto na Grécia antiga, é correto afirmar que:

a) o desporto grego, apesar de bastante competitivo, muito raramente era sangrento e mortal, haja vista que tinha caráter religioso e comemorava a paz entre Atenas e Esparta.

b) por volta de 500 a.C., os maiores festivais atléticos estavam em completa decadência, deixando de conferir prestígio e glória às grandes famílias e às cidades de origem dos atletas.

c) em seus primórdios, as mais antigas competições em Olímpia tinham um significado meramente desportivo, ao passo que no século VIII a.C. passaram a ter um sentido estritamente religioso.

d) os gregos acreditavam no valor do desporto como treino, sobretudo para a guerra, haja vista que ambos, guerra e desporto, tinham para eles muito em comum.

e) nos tempos de Homero, vários atletas adquiriram grande prestígio e glória em suas cidades natais, chegando mesmo a serem vistos como deuses, cujas estátuas podiam fazer milagres e, por esse motivo, eram cultuadas publicamente.

 

 

10. (UEM PR) A respeito da herança cultural e política deixada pela Grécia antiga às sociedades ocidentais, assinale o que for correto:

a) O voto eleitoral livre, direto e universal, tal como existe hoje nas democracias ocidentais, é uma instituição política herdada diretamente da democracia grega antiga.

b) O processo pelo qual pintores, escultores e escritores europeus do século XVI resgataram os princípios e os valores estéticos gregos e romanos antigos foi chamado de renascimento cultural.

c) A doutrina socialista contemporânea, que propõe o fim das classes sociais e a instauração da igualdade social e econômica universal, inspirou-se na sociedade grega antiga na qual todos os homens eram livres e viviam em regime de comunidade de bens.

d) A ideia de cidadania vigente na atualidade, que pressupõe a extensão de direitos gerais a todas as pessoas, independente de cor, raça e classe social, é uma herança recebida dos gregos.

e) No campo da pesquisa histórica, os gregos não deixaram herança científica alguma aos historiadores modernos, porque eram avessos à descrição histórica dos acontecimentos.

 

 

11. (UFAC) A cidade-Estado foi uma organização política típica da Grécia antiga. Nessa perspectiva, é correto afirmar que:

a) A cidade-Estado não tinha autonomia política, na medida em era governada por um governo unificado.

b) A cidade-Estado tinha autonomia e funcionava a partir de suas próprias leis e governo.

c) Apenas Atenas tinha autonomia, pois como fundadora da democracia, todos os cidadãos exerciam o poder político diretamente participando de assembleias realizadas na “Ágora”, localizada na praça central da cidade.

d) Esparta com seu Estado militarizado não tinha leis próprias.

e) Nas cidades-estados gregas todos os habitantes da “pólis” tinham direitos de cidadania, inclusive, escravos e estrangeiros.

 

 

12. (UFC CE) A Grécia antiga era composta por várias cidades-Estados (póleis) que tinham, cada uma, sua autonomia política e econômica. No entanto, mantinham uma estreita relação entre si, o que permitia definir uma identidade entre os gregos, e caracterizavam-se:

a) pela reunião em torno da cidade de Esparta nos períodos de guerra, pois essa era a única polis que havia mantido a realeza após o fim da Idade do Bronze.

b) pela submissão religiosa à cidade-Estado de Delfos onde se localizava o oráculo de mesmo nome e eram realizados os jogos olímpicos.

c) pela existência do vínculo comum da linguagem, da religião e do padrão de vida urbano, o que configurava a existência da Hélade.

d) pela manutenção do monopólio de rotas pelo Mediterrâneo, através de uma liga entre as cidades com o intuito de combater as forças persas, fenícias e egípcias.

e) pela unidade militar, pois todo grego era entregue ao Estado aos sete anos de idade, para receber uma mesma e única formação para tornar-se guerreiro.

 

 

13. (UFJF MG) A civilização grega da Antiguidade deixou para outras sociedades um amplo legado que se expressa em vários campos, como o cultural e o político. Das alternativas abaixo assinale aquela que NÃO corresponde a um legado da Grécia Antiga.

a) Os primeiros relatos tidos como históricos foram atribuídos a autores gregos como Heródoto e Tucídides.

b) A concepção criada pelos gregos do exército como uma força permanente, composta de soldados profissionais.

c) As representações teatrais (tragédias e comédias) surgidas na Grécia no contexto das festividades dionisíacas.

d) O regime democrático nascido a partir da experiência política característica da cidade grega de Atenas.

e) O desenvolvimento, na Grécia, do pensamento filosófico através do qual se poderia compreender de forma diferenciada o universo.

 

 

14. (UEM PR) Sobre o desenvolvimento cultural da Grécia antiga, assinale a alternativa incorreta.

a) Os gregos praticavam o politeísmo.

b) Embora fosse direito de cada cidadão cultuar livremente seus deuses preferidos, geralmente cada cidade da Hélade elegia sua divindade protetora, como Palas Atenas, em Atenas.

c) Segundo a mitologia grega, com exceção de Hades e Poseidon, os grandes deuses habitavam o Monte Olimpo e se alimentavam de ambrosia.

d) Antes da conquista da Grécia pelos macedônios, Demóstenes, famoso orador ateniense, proferiu uma série de discursos alertando seus concidadãos sobre as intenções conquistadoras de Felipe II da Macedônia. Essa série de discursos ficou conhecida como Filípicas.

e) O epicurismo e o estoicismo foram correntes filosóficas que floresceram e tiveram seu apogeu no período pré-socrático da filosofia grega.

 

 

15. (UFPA) O texto abaixo analisa o mundo do trabalho na Grécia Antiga.

“Ao lidarmos com escravos, não deveríamos permitir que fossem insolentes para conosco, nem deixá-los totalmente sem controle. Aqueles que cuja posição está mais próxima das dos homens livres deveriam ser tratados com respeito; aqueles que são trabalhadores deveriam receber mais comida. Já que o consumo de vinho também torna homens livres insolentes (...), é claro que o vinho jamais deveria ser dado a escravos, ou só muito raramente.”

[Aristóteles (Século IV a.C.) In: CARDOSO, Ciro Flamarion. O trabalho compulsório na antiguidade. Rio de Janeiro: Graal, 1984. p.108].

Sobre esse mundo do trabalho, é correto afirmar que

a) a sociedade grega era extremamente rigorosa no tratamento com os escravos, embora fossem brandos quando se tratava daqueles que trabalhassem em vinícolas.

b) embora a mão-de-obra escrava fosse predominante na Grécia Antiga, os trabalhadores livres também constituíam a força de trabalho.

c) os gregos consideravam que a comida era a uma expressão de respeito ao trabalhador que vendia a sua força de trabalho.

d) os homens livres eram tidos como o sustentáculo da economia grega, especialmente na cidade-estado de Esparta.

e) foi à custa do trabalho escravo que a cidade ateniense se tornou o maior exemplo de teocracia no mundo antigo.

 

 

16. (UPE) A sociedade humana constrói sua história, buscando superar suas dificuldades e refletindo sobre seus problemas. O teatro é uma representação artística de grande valor no mundo ocidental, colaborando para conhecer as angústias humanas e as possibilidades de criação. Na Grécia Antiga, as tragédias, como produção artística, tinham como objetivo

a) divertir a população mais velha e educá-la para a vida democrática na política e no cotidiano familiar.

b) redefinir o valor da religião, destruindo o significado dos mitos e inventando deuses mais astuciosos.

c) exaltar o poder da aristocracia, criticando a desigualdade social e defendendo a coragem dos heróis militares.

d) refletir sobre os problemas humanos, com preocupações educativas, para pensar nos limites existenciais de cada um.

e) enaltecer o povo grego, consagrando Homero e Sófocles como seus poetas épicos, construtores de personagens imortais.

 

 

17. (UCS RS) Os antigos gregos autodenominavam-se helenos e a seu país chamavam Hélade. Nunca chamaram a si mesmos de gregos, nem à sua civilização, Grécia, pois essas palavras são latinas, tendo sido a eles atribuídas pelos romanos. É correto afirmar, com relação aos aspectos socioculturais da Grécia antiga, que:

a) a cultura grega foi muito influenciada pelas crenças religiosas. Os gregos eram politeístas, a religião não impunha verdades absolutas e os deuses eram dotados de poderes sobrenaturais.

b) Esparta era uma cidade de caráter militarista e oligárquico, e a educação tinha por finalidade formar, inclusive, meninas guerreiras, com direito de participação na vida política.

c) a oligarquia militarista, em Esparta, e a democracia aristocrata, em Atenas, foram retratadas nas obras imortais Odisseia e Ilíada, de Homero.

d) os escravos das cidades-Estado geralmente eram gregos capturados nas cidades da costa marítima. Eram utilizados em todas as atividades produtivas e seu dono possuía plenos poderes sobre eles, podendo castigá-los ou matá-los.

e) foi uma sociedade aberta aos estrangeiros, pois os helenos (gregos) costumavam chamar de bárbaros apenas os espartanos, por apresentarem costumes diferentes dos seus.

 

 

18. (UNISC RS) Tradicionalmente, a Grécia antiga é apontada como o berço da civilização ocidental. Dentre as características da sociedade grega em seu período de apogeu, que é o clássico (séculos V e IV a.C.), pode-se incluir

I. a existência da escravidão, haja vista que ela se constituiu na primeira civilização comercial a empregar a mão de obra escrava de forma predominante.

II. a instituição da democracia, exercida por todos aqueles que eram considerados cidadãos.

III. a consolidação da religião monoteísta, pois a partir desse período as Cidades-Estado se tornam teocráticas e se encontram sob o controle de sacerdotes denominados basileus.

IV. o desenvolvimento do feudalismo nas áreas rurais e a consolidação da arte gótica nos centros urbanos.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente a afirmativa I está correta.

b) Somente as afirmativas II e IV estão corretas.

c) Somente as afirmativas I e II estão corretas.

d) Somente as afirmativas I, II e III estão corretas.

e) Todas as afirmativas estão corretas.

 

 

19. (FATEC SP) Considere o texto a seguir:

As cidades-Estado [...] eram muito diferentes entre si: nas dimensões territoriais, nas riquezas, em suas histórias particulares e nas diferentes soluções obtidas ao longo dos séculos para os conflitos de interesses entre seus componentes. A maioria delas nunca ultrapassou a dimensão de pequenas unidades territoriais, abrigando alguns milhares de habitantes – não mais do que 5 mil, quase todos envolvidos com o meio rural. Outras, de porte médio, chegaram a congregar 20 mil pessoas. Algumas poucas, portos comerciais ou centros de grandes impérios, atingiram a dimensão de verdadeiras metrópoles, com mais de 100 mil habitantes [...].

(GUARINELLO, Norberto Luiz. Cidades-Estado na Antiguidade Clássica. In: PINSKY, Jaime; PINSKY, Carla Bassanezi (Orgs.). História da cidadania. São Paulo: Contexto, 2008. p. 30.)

De acordo com o texto, na Grécia antiga, as cidades-Estado

a) abrigavam os mesmos ideais democráticos, independente de seu porte, como foi o caso de Atenas.

b) mantinham um forte equilíbrio de força, uma vez que havia uma cidade centralizadora que controlava política e economicamente todas as outras.

c) tinham como principal característica serem diferentes entre si, no tamanho e nas suas escolhas políticas, como foi o caso de Atenas e Esparta.

d) possuíam a cidadania como um bem maior, em que, independente do número de sua população, todo grego tinha direito de participar dos rumos de sua cidade.

e) exerciam, por consenso, em um determinado momento, o domínio político e religioso do Império grego.

 

 

20. (PUC SP) “O mundo grego foi, basicamente, um mundo da palavra falada e não da escrita.”

Moses I. Finley. Democracia antiga e moderna. Rio de Janeiro: Graal, 1988, p. 30

A constatação acima, relativa à Grécia antiga, pode ser justificada

a) pelo desconhecimento da escrita, que impedia quaisquer registros oficiais nas cidades-estado gregas.

b) pela importância do teatro, dos arautos e dos aedos, que contribuíam para a preservação da memória coletiva.

c) pelo caráter representativo da democracia ateniense, que tornava desnecessária a participação direta dos cidadãos.

d) pela valorização das atividades físicas e militares, que prescindiam da alfabetização dos jovens.

e) pelo grande número de escravos presentes nas cidades-estado, que eram totalmente analfabetos.

 

21. (UFV MG) Leia o texto abaixo:

Nosso regime político não se propõe tomar como modelo as leis de outros: antes somos modelo que imitadores. Como tudo nesse regime depende não de poucos, mas da maioria, seu nome é democracia. Nela, enquanto no tocante às leis todos são iguais para a solução de suas divergências particulares, no que se refere à atribuição de honrarias o critério se baseia no mérito e não na categoria a que se pertence; inversamente, o fato de um homem ser pobre não o impede de prestar serviços ao Estado.

(Trecho da Oração Fúnebre de Péricles, citado por Tucídides em A Guerra do Peloponeso. In: GRAIEB, Carlos. O rei do discurso. Veja, São Paulo, n. 2057, 23 abr. 2008. Disponível em: . Acesso em: 19 ago. 2010.)

Com base no texto acima e nos conhecimentos sobre a democracia na Grécia Antiga, é CORRETO afirmar que:

a) as mulheres expressavam sua opinião e participavam dos debates públicos e políticos.

b) aos metecos eram garantidos direitos políticos integrais, devido ao pagamento de impostos.

c) a isonomia era o princípio pelo qual se estabelecia a igualdade dos cidadãos perante a lei.

d) a participação na vida política era permitida a toda a população de Atenas, sem exclusão.

 



22. (UNESP SP) Para os gregos antigos, a ideia de confronto entre oponentes, até que um dos contendores superasse os demais, atingindo um grau de excelência reconhecido e admirado por todos os circunstantes, era um ritual central em sua cultura. Os gregos faziam com que ele integrasse várias de suas cerimônias, as mais importantes e as mais sagradas.

(Nicolau Sevcenko. A corrida para o século XXI. No loop da montanha-russa, 2004. Adaptado.)

O texto afirma que as Olimpíadas na Grécia Antiga

a) tinham a função de adequar os corpos dos praticantes às necessidades do mundo do trabalho, tornando-os capazes de produzir mais.

b) permitiam que a população se divertisse, dissolvendo as tensões sociais e facilitando a dominação política por parte dos governantes.

c) estavam integradas a outros aspectos da vida social e religiosa, associando-se a momentos de festa e celebração.

d) estimulavam a competitividade e o individualismo, preparando os homens para as disputas profissionais na vida adulta.

e) visavam exercitar e fortalecer os guerreiros, melhorando sua atuação política e militar nos períodos de guerra.

 



23. (UEMA) Sobre a vida política na Grécia Antiga, é possível afirmar que na cidade-estado de Atenas, a Democracia era

a) ampla para os padrões da época, pois embora os escravos não tivessem direito a voto, todos os outros grupos sociais participavam da política.

b) representativa, pois a participação dos cidadãos era indireta; os seus representantes eleitos tomavam as principais decisões da polis.

c) restrita, na medida em que os metecos e os proprietários de terra não podiam se expressar politicamente; somente aqueles que moravam na cidade de Atenas podiam votar.

d) liberal, pois na sociedade ateniense as mulheres, ao contrário de outras cidades na própria Grécia, eram respeitadas e tinham direito ao voto.

e) limitada, uma vez que somente os cidadãos podiam votar; mulheres, estrangeiros e escravos não participavam das deliberações.

  

 

24. (IFGO) “Em 1848, a Convenção dos Direitos Femininos, realizada em Nova York, publicou a “Declaração de Sentimentos”, na qual defendia o direito de voto para as mulheres. [...] em 1920, as mulheres norte-americanas conquistaram o direito de voto. (...) No Brasil, o movimento organizado em defesa do voto feminino surgiu em 1922, quando foi fundada a Federação Brasileira pelo Progresso Feminino, no Rio de Janeiro. Em 1932, o governo federal estabeleceu as novas regras eleitorais permitindo as mulheres votar e candidatar-se”.

CAMPOS, Flávio. MIRANDA. Renan Garcia. A Escrita da História. São Paulo: Editora Escala Educacional, 2005. p. 61. [Adaptado].

Sobre a situação das mulheres na Grécia Antiga, marque a alternativa correta.

a) Diferente do que ocorreu no século XIX e XX na Europa e no Brasil, as mulheres, em boa parte das cidades-Estado gregas, eram tratadas como cidadãs com direitos e deveres.

b) O Código de Drácon, instituído por Solon, antecipando em vários séculos as Constituições do EUA e do Brasil, determinava que as mulheres gregas tivessem os mesmos direitos de voto que os homens.

c) O Código de Drácon, instituído por Solon, fundamentava o machismo grego e determinava que as mulheres gregas, em todas as cidades- Estado, não tivessem os mesmos direitos de voto que os homens.

d) Em Atenas, por mais que houvera a democracia, essa estava restrita aos homens atenienses adultos não escravos. Já em Esparta, as mulheres gozavam de maior liberdade.

e) Em Esparta, pólis marcada pelo militarismo, as mulheres não tinham a menor liberdade, muito menos o direito de voto. Já em Atenas, berço da democracia, houve, de certo modo, a antecipação dos direitos da mulher que seriam conquistados nos EUA e no Brasil só no século XX.

 



25. (Fac. Direito de Franca SP) "A elaboração de uma mitologia tinha evidentemente começado cedo entre os gregos; jamais ela tinha cessado onde quer que houvesse gregos, sempre oral e solenemente. Tratava-se de uma atividade social de alto nível, e não do devaneio fortuito de um poeta ou do excesso de imaginação de um camponês. O objeto essencial do mito eram as ações, e não as ideias, as convicções ou as representações simbólicas; eram os fatos — guerras, dilúvios, aventuras em terra, mar e ar, querelas familiares, nascimentos, casamentos e mortes. Escutando as narrativas, no decorrer dos ritos (…),vivia-se por procuração a experiência que outros tinham vivido."

M. I. Finley. O mundo de Ulisses. Lisboa: Presença, 1972, p. 24-25. Adaptado.

Ao caracterizar o papel dos mitos na Grécia antiga, o texto

a) confirma a importância da fixação escrita das narrativas de guerras como base para a difusão de tais relatos.

b) destaca seu caráter instrutivo e o significado real que representavam para os gregos.

c) relembra seu vínculo direto com as disputas entre as cidades-estados, das quais se originaram.

d) valoriza a simbologia que continham e indica a improbabilidade da ocorrência verídica desses relatos.

e) explica sua importância para a constituição e para o desenvolvimento da filosofia e do teatro gregos.

 



26. (Mackenzie SP) Temos um regime que nada tem a invejar das leis estrangeiras. Somos, antes, exemplos que imitadores. (...). (...) no que se refere à vida pública, as origens sociais contam menos que o mérito, sem que a pobreza dificulte a alguém servir à cidade por causa da humildade de sua posição. Vivemos em liberdade, não somente em termos de vida política, mas também na vida cotidiana. (...) por mais tolerantes que sejamos nas relações particulares, recusamos absolutamente, nas questões públicas, fazer algo de ilegal – teríamos medo! Damos ouvidos àqueles que se sucedem nas magistraturas, às leis e especialmente àquelas criadas para proteger as vítimas (...).

Tucídides. História da Guerra do Peloponeso.

O regime de governo, referido por Tucídides, denominava-se, na Grécia antiga,

a) Oligarquia.

b) Monarquia.

c) Tirania.

d) República.

e) Democracia.

 



27. (UCS RS) Considere as seguintes afirmações sobre a Grécia Antiga.

I. Foi povoada, no segundo milênio antes de Cristo, pelos arianos e indo-europeus (aqueus, jônios, eólios e dórios). Sua história dividiu-se, a partir de então, em quatro períodos: Homérico, Arcaico, Clássico e Helenístico.

II. Seu território era ocupado por várias cidades autônomas, cada qual com sua própria organização social, religiosa, política e econômica. Por tais características, essas cidades, chamadas de pólis pelos gregos, são denominadas de cidades-estado. As principais foram: Esparta, Atenas, Tebas e Corinto.

III. Foi o berço da democracia, da filosofia, e nela surgiram algumas das primeiras manifestações do teatro. Além disso, o mundo grego criou padrões estéticos que até hoje influenciam a arte ocidental.

Das afirmações acima,

a) apenas I está correta.

b) apenas II está correta.

c) apenas I e II estão corretas.

d) apenas II e III estão corretas.

e) I, II e III estão corretas.

 



28. (UFT TO) “[...] a diferença entre democracia e oligarquia é a pobreza e riqueza. Onde quer que os homens governem devido a sua riqueza, sejam eles poucos ou muitos, há uma oligarquia, e onde os pobres governem, há uma democracia.”

(FINLEY, M. Democracia antiga e moderna. Rio de Janeiro: Graal, 1988, p. 26).

A democracia na Grécia Antiga tinha como princípio básico o conceito de:

a) demos

b) isonomia

c) morfismo

d) estoicismo

e) heteronomia

 



29. (ENEM) Compreende-se assim o alcance de uma reivindicação que surge desde o nascimento da cidade na Grécia antiga: a redação das leis. Ao escrevê-las, não se faz mais que assegurar-lhes permanência e fixidez. As leis tornam-se bem comum, regra geral, suscetível de ser aplicada a todos da mesma maneira.

VERNANT, J. P. As origens do pensamento grego. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1992 (adaptado).

Para o autor, a reivindicação atendida na Grécia antiga, ainda vigente no mundo contemporâneo, buscava garantir o seguinte princípio:

a) Isonomia — igualdade de tratamento aos cidadãos.

b) Transparência — acesso às informações governamentais.

c) Tripartição — separação entre os poderes políticos estatais.

d) Equiparação — igualdade de gênero na participação política.

e) Elegibilidade — permissão para candidatura aos cargos públicos.

 



30. (Fac. Direito de Franca SP) “[Na Grécia Antiga,] Não havia contradição entre a democracia antiga e a escravidão.”

Marcelo Rede. A Grécia antiga. São Paulo: Saraiva, 2012, p. 32.

A frase justifica-se, pois

a) os povos da Antiguidade equivocavam-se, ao não reconhecer que a democracia só é possível se houver plena igualdade social.

b) não há qualquer relação entre as questões políticas e as questões econômicas, sociais ou étnicas.

c) a existência de escravos proporcionava aos cidadãos atenienses tempo livre para se dedicarem à política.

d) não é possível conciliar, na Antiguidade ou nos dias de hoje, democracia e trabalho obrigatório.

e) o militarismo espartano era superior à democracia ateniense, pois dispensava a escravidão e todas as hierarquias sociais.

 

 

31. (UCS RS) Sobre a escravidão na Grécia antiga, é correto afirmar que

a mão de obra escrava era a base da economia grega e o critério adotado para determinar quem seria escravizado era o racial. Os escravos eram provenientes da África (negros) ou da Ásia (amarelos).

II o uso de escravos em Atenas tinha certa importância social, na medida em que concedia mais tempo para que os homens livres pudessem participar das assembleias, dos debates políticos, filosofar e produzir obras de arte.

III os escravos, em Esparta, cidade voltada para as guerras, eram chamados de hilotas, pertenciam ao Estado e trabalhavam para os esparciatas – uma minoria que participava das decisões políticas e administrativas e se dedicava única e exclusivamente à política e à guerra.

Das proposições acima,

a) apenas I está correta.

b) apenas II está correta.

c) apenas I e II estão corretas.

d) apenas II e III estão corretas.

e) I, II e III estão corretas.

 



32. (UFPEL RS) As afirmações abaixo fazem referência à Grécia Antiga.

I. O centro político e geográfico da vida grega era a pólis.

II. A democracia ateniense teve seu apogeu durante o governo de Péricles, quando se estabeleceram os princípios da isonomia (igualdade de todos perante a lei), da isegoria (igualdade do acesso à palavra na assembleia) e da isocracia (igualdade de participação no poder).

III. A forma de organização do trabalho na Grécia Antiga era assalariada.

IV. A Liga de Delos foi presidida pelos espartanos contra Atenas.

V. A Guerra do Peloponeso, iniciada em 431 a.C., foi perdida por Atenas.

Dessas afirmações, estão corretas

a) apenas a I, a II e a V.

b) apenas a I, a III e a IV.

c) apenas a I e a II.

d) apenas a I e a III.

e) apenas a II e a V.

 



33. (UFPR) Considere o texto abaixo:

“O surgimento das moedas liga-se (...) a três transformações culturais notáveis da Grécia nos idos do século VII a.C. (...): o desenvolvimento da pólis (...) e da vida política (...), a complexificação crescente das trocas comerciais (...) [e] a alfabetização.”

FUNARI, Pedro Paulo. Antiguidade Clássica: a História e a cultura a partir dos documentos. Campinas: Editora da Unicamp, 1995, p. 50.

A partir do excerto acima e dos conhecimentos sobre a Grécia antiga, assinale a alternativa que relaciona corretamente a pólis, a expansão grega e o desenvolvimento das moedas.

a) A pólis desenvolveu-se como uma cidade fortificada, caracterizando a ocupação da Magna Grécia por Esparta. A expansão grega ocorre devido à insuficiência de escravos nas cidades-Estado. Nas guerras realizadas no Mediterrâneo, milhares de prisioneiros foram feitos escravos e vendidos nas colônias gregas, o que intensificou a circulação de moedas.

b) A pólis era um tipo específico de organização social encontrada em Atenas e Esparta. No período em questão, essas duas cidades-Estado rivalizaram-se na expansão territorial, gerando a Guerra do Peloponeso. Ao final deste conflito, os atenienses derrotados fundaram colônias em regiões do Mediterrâneo e do mar Negro, aumentando a circulação de moedas.

c) A pólis foi a principal forma de organização social na Grécia, constituindo-se em cidades autônomas com governos e leis próprias. No século VII a.C., com o aumento demográfico e a concentração latifundiária, houve a expansão grega para regiões do Mediterrâneo e do mar Negro, causando intensa circulação de moedas para o comércio marítimo e terrestre.

d) A pólis surgiu como solução para os conflitos entre Esparta e Atenas pelo domínio do restante da Grécia, constituindo-se como cidade autônoma fortificada, cujo isolamento a protegia de agressões. Isso permitiu a expansão comercial marítima de Atenas pelo Mediterrâneo, levando à formação de colônias e ao aumento da circulação de moedas nas trocas comerciais.

e) A pólis era um tipo de cidade-Estado que se desenvolveu em decorrência da expansão comercial grega, ocasionando a fundação de colônias na Magna Grécia. Por conta de seu caráter autônomo, algumas cidades-Estado uniram-se na Liga de Delos para conquistar territórios no Mediterrâneo, gerando aumento na atividade comercial grega e o uso de moedas.

 



34. (UNESP SP) Segundo o texto, um papel fundamental da religião, na Grécia antiga, foi o de

a) eliminar as diferenças étnicas e sociais e permitir a igualdade social.

b) estabelecer identidade e vínculos comunitários e unificar as crenças.

c) impedir a persistência do paganismo e afirmar os valores cristãos.

d) eliminar a integração política, militar e cultural entre as cidades-estados.

e) valorizar as crenças aristocráticas e eliminar as formas de culto populares.

 

 

Gabarito

1. E

2. A

3. D

4. E

5. C

6. D

7. D

8. A

9. D

10. B

11. B

12. C

13. B

14. E

15. B

16. D

17. A

18. C

19. C

20. B

21. C

22. C

23. E

24. D

25. B

26. E

27. E

28. B

29. A

30. C

31. D

32. A

33. C

34. B


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