Revisão
1. (FATEC SP/2006) Nas diversas etapas da Revolução Francesa, a
Constituição Civil do Clero, a execução de Luís XVI e o fim da rebelião da
Vendeia ocorreram, respectivamente:
a) durante
o Terror Jacobino, à época de Napoleão Bonaparte e no período da Monarquia
Constitucional.
b) durante
o Consulado, à época do Terror Jacobino e no período da Convenção
Thermidoriana.
c) durante
a Monarquia Constitucional, à época da Convenção e no período de funcionamento
do Diretório.
d) durante
o Terror Jacobino, à época da Monarquia Constitucional e no período de Napoleão
Bonaparte.
e) Durante
a Convenção Thermidoriana, à época de Napoleão Bonaparte e no período da
Monarquia Constitucional.
2. (PUCCamp SP/1994) No contexto histórico da Revolução Francesa, o
episódio denominado o Golpe do 18 Brumário, aconteceu:
a) Quando
se inicia o regime do Diretório, período que se caracterizou pelos desmandos
políticos.
b) No
momento em que a Conjura dos Iguais propõe a tomada do poder à força e o fim da
propriedade privada.
c) Quando
Napoleão, apoiado pelo Exército e pela alta burguesia, derruba o Diretório e
chega ao poder.
d) No
momento em que os monarquistas tentam voltar ao poder através de golpe, que foi
sufocado por Napoleão Bonaparte.
e) Quando
Robespierre, Saint Just e seus companheiros do Comitê de Salvação Pública são
mortos na guilhotina, pondo fim ao Terror.
3. (PUC RJ/1995) “A sociedade dos Amigos dos Direitos do Homem e do
Cidadão não teria pedido tão depressa a supressão da realeza se o rei, fiel a
seus juramentos, os tivesse como um dever seu. Agora, conjuramo-los, a declarar
aqui mesmo que a França não é mais uma monarquia, mas agora é uma República”.
(Mensagem dos Cordellers à Constituinte)
O fim da monarquia foi um dos momentos
mais importantes da Revolução Francesa. Sobre ele é correto afirmar que:
a) a
República marca o início de um período de mobilização popular liderado pelo
girondinos; esse é o momento em que se constituem os comitês revolucionários e
onde se destaca a figura do Robespierre.
b) com
a República foram abolidos os direitos feudais e assinada a Declaração dos
Direitos do Homem e do Cidadão, pondo um fim nos privilégios da aristocracia.
c) o
novo regime caracterizou-se pela adoção de uma constituição conservadora onde o
voto era censitário e o poder executivo era entregue a cinco Diretores.
d) a
tomada da Bastilha marca o início do período republicano onde se consolidam as
conquistas burguesas obtidas durante a monarquia constitucional, como o direito
à propriedade, à liberdade e à igualdade perante a lei.
e) ameaçado
pela contrarrevolução externa e pressionado pelas massas populares, o governo
republicano girondino perde o poder para o grupo jacobino, que dá início ao
período conhecido como “Terror”
4. (PUC SP/2001) As Revoluções Inglesas do século XVII e a Revolução
Francesa são, muitas vezes, comparadas. Sobre tal comparação, pode-se dizer
que:
a) é
pertinente, pois são exemplos de processos que resultaram em derrota do
absolutismo monárquico; no entanto, há muitas diferenças entre elas, como a
importante presença de questões religiosas no caso inglês e o expansionismo
militar francês após o fim da revolução.
b) é
equivocada, pois, na Inglaterra, houve vitória do projeto republicano e, na
França, da proposta monárquica; no entanto foram ambas iniciadas pela ação
militar das tropas napoleônicas que invadiram a Inglaterra, rompendo o
tradicional domínio britânico dos mares.
c) é
pertinente, pois são exemplos de revolução social proletária de inspiração
marxista; no entanto os projetos populares radicais foram derrotados na
Inglaterra (os “niveladores”, por exemplo) e vitoriosos na França (os
“sans-culottes”).
d) é equivocada, pois, na Inglaterra, as revoluções tiveram caráter exclusivamente religioso, e, na França, representaram a vitória definitiva da proposta republicana anticlerical; no entanto ambas foram movimentos antiabsolutistas.
e) é
pertinente, pois são exemplos de revoluções burguesas; no entanto, na
Inglaterra, as lutas foram realizadas e controladas exclusivamente pela
burguesia, e, na França, contaram com grande participação de camponeses e de
operários.
5. (UEL PR/1999) O fim da Monarquia foi um dos momentos mais
importantes da Revolução Francesa. Sobre ela é correto afirmar que:
a) a
República marca o início de um período de mobilização popular liderado pelos
girondinos; esse é o momento em que se constituem os comitês revolucionários e
onde se destaca a figura de Robespierre.
b) com
a República foram abolidos os direitos feudais e assinada a Declaração dos
Direitos do Homem e do Cidadão, pondo um fim nos privilégios da aristocracia.
c) o
novo regime caracterizou-se pela adoção de uma Constituição conservadora onde o
voto era censitário e o poder executivo era entregue a cinco Diretores.
d) ameaçado
pela contrarrevolução externa e pressionado pelas massas populares, o Governo
Republicano girondino perde o poder para o grupo jacobino, que dá início ao
período conhecido como "Terror".
e) a
tomada da Bastilha marca o início do Período Republicano onde se consolidam as
conquistas burguesas obtidas durante a Monarquia Constitucional, com direito à
propriedade, à liberdade e à igualdade perante a lei.
6. (FURG RS/2001) A fase da Convenção na Revolução
Francesa pode ser caracterizada como:
a) Período
em que Napoleão Bonaparte se autocoroa como Imperador, submetendo a Igreja aos
interesses do Estado francês.
b) Fase
de consolidação do poder nas mãos da alta burguesia, com o objetivo de aumentar
as conquistas políticas.
c) Fase
em que se convencionou a mudança de poder das mãos do 1º e 2º estado, para o 3º
estado, daí o nome Convenção.
d) Fase
mais popular e radical da Revolução, na qual os jacobinos (esquerda) ascenderam
ao poder e, apoiados pelos sanscullotes, implementaram importantes medidas
sociais.
e) Período
hegemonizado pelos girondinos, que, liderados por Robespierre, implantaram a
Fase do Terror.
7. (PUC RS/2000) A deflagração da Revolução Francesa, em 1789, teve
como fator principal:
a) a
crise econômica generalizada que assolou o país, afetando a agricultura, o
comércio, a indústria e as finanças nacionais.
b) a
greve dos trabalhadores portuários, que prejudicou as exportações do país,
levando a burguesia a sérios prejuízos econômicos.
c) a
jornada excessiva de trabalho e os baixos salários dos operários industriais,
que motivaram o início dos protestos e ataques socialistas contra a ordem
burguesa.
d) o
aumento generalizado de impostos proposto pelo governo, que reduziu os lucros
da nobreza e da burguesia, levando a uma série de ataques à ordem real.
e) a
superprodução agrícola francesa nos anos de 1788 e 1789, que não foi
acompanhada de um crescimento no consumo, levando à decomposição de inúmeros
produtos e a prejuízos para os produtores.
8. (PUC RS/2001) Sobre os acontecimentos que marcaram o período da
Revolução Francesa conhecido como Convenção Nacional (1792-1794), é correto
afirmar que:
a) Em
fins do ano de 1793, os jacobinos formaram um governo apoiado pelos sans
coulottes, os quais defendiam os interesses dos pobres, por meio de uma
tributação progressiva e de um teto máximo para preços e salários.
b) Entre
setembro 1792 e junho de 1793, estabeleceu-se a República Girondina, criando-se
o tribunal revolucionário encarregado de descobrir os suspeitos de traição.
c) a
Constituição do Ano I, elaborada pela República Jacobina, estabeleceu o
sufrágio censitário.
d) Caracterizou-se
como uma fase de vitórias externas, especialmente contra as coligações
anti-França lideradas pela Áustria e pela Espanha.
e) Foi
criado, pelos Girondinos, um Comitê de Segurança Geral, com o objetivo de
confiscar os bens do Clero.
9. (PUC RS/2002) A Revolução Francesa (1789-1799) enquadra-se no
contexto mais amplo das revoluções burguesas que sacudiram a Europa entre
1789-1848. Poder-se-ia mesmo afirmar que houve “revoluções” dentro da Revolução
Francesa. Nesse sentido, a tentativa de aplicação do princípio da soberania da
maioria, inspirado nas ideias de Jean Jacques Rousseau, através da extensão do
direito de voto a todos os homens maiores de 21 anos, independentemente de sua
situação econômica, a abolição da escravidão nas colônias francesas e a
realização de uma reforma agrária extinguindo os resquícios feudais, referem-se
ao período:
a) da
Monarquia Constitucional.
b) da
Assembleia Constituinte.
c) da
Convenção Nacional.
d) do
Diretório.
e) do
Consulado.
10. (ETAPA SP/2006) No curso da Revolução Francesa, o estabelecimento
do regime republicano:
a) radicalizou-se
com a existência do Tribunal Revolucionário.
b) ocorreu
imediatamente após a tomada da Bastilha.
c) levou
ao confisco dos bens da Igreja.
d) foi
realizado por Napoleão Bonaparte.
e) antecedeu
o período da Convenção Nacional.
11. (UERJ/1995) Nós habitantes da paróquia de Lengeley
abaixo-assinados, tendo-nos reunido em virtude das ordens do rei, dia 6 do
presente mês de maio de 1789, resolvemos o que se segue:
Pedimos que todos os privilégios sejam
abolidos. Declaramos que se alguém merece ter privilégios e gozar isenções, são
estes, sem contradição, os habitantes do campo, pois são os mais úteis ao
Estado, porque por seu trabalho o fazem viver.
(Cadernos de Súplicas para os Estados
Gerais.)
Esta reivindicação dos camponeses
franceses às vésperas da eclosão da Revolução Francesa traduzia um desejo comum
aos demais membros do Terceiro Estado, a saber:
a) a
convocação dos Estados Gerais para dar soluções à crise financeira.
b) a
formação de uma democracia rural, composta de camponeses autônomos.
c) a
supressão de uma ordem social baseada no privilégio e na sociedade estamental.
d) o
advento de uma sociedade igualitária com o estabelecimento do sufrágio
universal.
e) a
distinção da sociedade fundamental na proposta de cidadãos ativos e cidadãos
passivos.
12. (UERJ/1994) Ocorrida no final do século XVIII, a Revolução
Francesa alastrou-se pela Europa absolutista. Na França, a superação do
Absolutismo Monárquico ficou evidenciada a partir do momento em que:
a) O
sufrágio universal e as escolas públicas foram instituídos como algumas
reformas radicais da Convenção revolucionária.
b) Os
representantes do Terceiro Estado exigiram que seu número dobrasse e que a
votação fosse por deputado.
c) Os
Estados Gerais se reuniram em maio no Palácio de Versalhes por convocação do
monarca Luís XVI.
d) O
Terceiro Estado separou-se dos outros dois formando logo depois a Assembleia
Nacional Constituinte.
e) As
camadas populares urbanas começaram a atacar lojas de armas em apoio a
Napoleão.
13. (UFF RJ/1998) Quanto à Revolução Francesa é correto afirmar que:
a) definiu-se
como um movimento de intelectuais defensores de um modelo político baseado na
centralização estatal;
b) juntamente
com a Revolução Americana, contribuiu para os movimentos de independência da
América Latina, após 1808;
c) no
Brasil, influenciou positivamente as reformas pombalinas, na segunda metade do
século XVIII;
d) não
influiu sobre os termos e o vocabulário da política liberal e radical democrata
na maior parte do mundo;
e) esgotada
pelas divisões internas após a fase do Terror, não teve qualquer influência nos
movimentos político-sociais posteriores.
14. (UFLA MG/2002) Observe os seguintes extratos de texto:
Trecho 1 – “O pão era o principal e, às vezes, o único
alimento dos parisienses, e a maioria deles gastava mais da metade dos salários
para comprá-lo. Em 1789, o preço do pão quase dobrou, levando o povo de Paris a
passar fome. As padarias viviam cheias de pobres que gritavam: “Queremos pão!”
Eles odiavam o governo, e assim, Paris foi se tornando o berço da revolução
(...).”
Trecho 2 – “Enquanto a Assembleia Legislativa discutia o
futuro da França, o povo faminto havia saqueado muitos castelos e casas de
nobres em todo o país, forçando seus proprietários a fugir para o exterior,
junto com centenas de padres e oficiais do exército real que eram contrários à
revolução (...)”.
(HILLS, Ken. A Revolução Francesa. São
Paulo: Ática, s/d)
Com base nos textos acima e, ainda, em
acontecimentos históricos pertinentes à Revolução Francesa, assinale V se
verdadeiro ou F se falso nas proposições abaixo:
(__) -
O “povo faminto”, a que se refere o texto, politicamente pertencia ao chamado
3o estado.
(__) -
As leis e os impostos eram iguais para toda a sociedade francesa, apesar da
divisão social existente.
(__) -
Os rebeldes franceses, influenciados pelo Iluminismo, criticavam os privilégios
da nobreza.
(__) -
A crise financeira da França deveu-se, entre outros fatores, à sua derrota na
Guerra dos 7 anos.
(__) - A queda da Bastilha marca o final da Revolução
Francesa.
Indique a alternativa CORRETA:
a) F
– V – V – F – V
b) V
– V – F – V – F
c) V
– F – V – V – F
d) V
– F – V – F – V
e) F
– V – F – V – V
15. (UFMA/1999) Os revolucionários franceses de 1789 idealizavam a
construção de uma sociedade baseada em:
a) ausência
de propriedade privada.
b) ausência
de Estado.
c) escravidão
e patriarcalismo.
d) liberdade,
igualdade e fraternidade.
e) mando
político das minorias.
16. (UFMG/1999) A maioria dos historiadores atribui à Revolução
Francesa uma contribuição decisiva para a construção de novos valores políticos
e sociais do mundo contemporâneo.
Esse entendimento está baseado
a) nas
formulações políticas dos jacobinos, que permitiram a rápida implantação do
sistema capitalista na Europa.
b) no
simbolismo da Revolução, que representou o rompimento com o absolutismo e a
ampliação da noção de cidadania.
c) na
atuação dos girondinos, que defendiam a revolução como a única forma eficiente
de ação política.
d) no
revigoramento dos laços de solidariedade das corporações de ofício, que
preparou terreno para a ação sindical dos trabalhadores.
17. (UFMG/2002) Leia estes versos, que eram cantados na França,
durante a fase do Terror, ocorrida entre junho de 1793 e julho de 1794:
Santa Guilhotina, protetora dos
patriotas, rogai por nós;
Santa Guilhotina, terror dos
aristocratas, protegei-nos.
Máquina adorável, tende piedade de nós.
Máquina admirável, tende piedade de
nós.
Santa Guilhotina, livrai-nos de nossos
inimigos.
(Com a melodia da Marselhesa)
Ó celeste Guilhotina,
Você abrevia rainhas e reis,
Por tua influência divina
Reconquistamos nossos direitos. (bis)
Sustenta as leis da pátria
E que teu soberbo instrumento
Torne-se sempre permanente
Para destruir uma seita ímpia.
Afia tua lâmina para Pitt e seus
agentes,
Enriquece tua bagagem com cabeças de
tirano!
Citado por ARASSE, Daniel. A guilhotina
e o imaginário do Terror. São Paulo: Ática, 1989. p. 106-107.
A partir da leitura desses versos, é
CORRETO afirmar que:
a) a
difusão da ideia de uma “pátria em perigo” ficou sem efeito prático, limitada
ao discurso político.
b) a
guilhotina foi utilizada como um instrumento capaz de representar o ato de
justiça do povo.
c) a
ordem interna, na fase do Terror, se enfraqueceu devido à ação do Comitê de
Salvação Pública.
d) o
ardor contrarrevolucionário, expresso no louvor à guilhotina, era endereçado
aos seguidores de Bonaparte.
18. (CESJF MG/2001) Leia o texto abaixo:
“O acaso da História quis que se
instalasse em outubro de 1789, em um convento dos jacobinos – o clube, cuja
hegemonia iria se impor, durante um período de tempo, tanto em Paris quanto na
província. O clube legou como herança a imagem forte de um grupo de homens
decididos a conduzir a Revolução até o fim, de uma estrutura em que alguns veem
a experiência ou antecipação de uma democracia forte e vitoriosa, e que outros
consideram como uma ‘máquina’ de moer indivíduos e, até mesmo, a matriz dos
totalitarismos futuros.”
In: VOVELLE, Michel. Jacobinos e
jacobinismos. Bauru, SP: EDUSC, 2000.
A Revolução francesa foi um marco
decisivo na formação do mundo contemporâneo, orientando e influenciando com
suas ideias e ações a política em quase todos os cantos do mundo. Sobre o
período da Revolução Francesa que ficou conhecido por Convenção (1792-1795) é
INCORRETO afirmar que:
a) Durante
a convenção ocorreu o conflito, envolvendo os Girondinos e Jacobinos que foram
apoiados pelos Sans-Culottes.
b) A
decapitação de Luís XVI, as guerras externas, a crise econômica e a ameaça de
uma contrarrevolução interna levaram à radicalização das posições de Girondinos
e Jacobinos e da massa popular (Sans-Culottes) nas ruas de Paris.
c) Inspirado
pelos ideais do filósofo Rousseau, Robespierre procurou impor um governo com
características sociais e populares. No entanto, Robespierre e os Jacobinos foram
implacáveis executores do terror revolucionário, negando assim os ideais
libertários de Rousseau e dos filósofos do Iluminismo.
d) A
manutenção da política do terror, isolou aos poucos Robespierre e os seus
seguidores na França revolucionária. Ou seja, gradativamente a opinião pública
francesa voltou-se contra o governo dos Jacobinos.
e) Ao
perder o controle da Convenção e o apoio do povo francês, Robespierre e os seus
aliados políticos planejaram e executaram o golpe de estado que ficou conhecido
como “Nove Termidor” em 27 de julho de 1794. Com isso, os Jacobinos
permaneceram no poder até 1799 e só foram expulsos do poder, através de um
golpe de estado liderado por Napoleão Bonaparte.
19. (UFTM MG/2001) A Revolução Francesa e a Era Napoleônica foram
importantes ao mundo ocidental porque:
a) difundiram
a ideologia liberal na Europa e na América, onde influenciaram a emancipação
das colônias.
b) consolidaram
o sistema capitalista, ao implantar a produção fabril e o trabalho assalariado.
c) eliminaram
as estruturas do Antigo Regime, de acordo com as decisões do Congresso de
Viena.
d) valorizaram
as propostas sociais, como a abolição da escravatura e concessões ao
proletariado urbano.
e) enfraqueceram
os ideais liberais burgueses, os quais se opunham às reivindicações da classe
operária.
20. (UEPB/1999) Sobre a Revolução Francesa, é correto afirmar que:
a) os
revolucionários franceses denominavam de “Antigo Regime”, o conjunto de
estruturas que objetivavam destruir.
b) apesar
de anacrônico, o Estado Francês antes da Revolução já havia extinguido o
sistema social classificado em “ordens”.
c) Robespierre,
líder revolucionário francês, era identificado como um moderado, interessado
apenas na limitação dos poderes da monarquia.
d) a
eclosão do movimento revolucionário da França no século XVIII foi recebido com
indiferença pelos demais países europeus.
e) todas
as alternativas estão corretas.
21. (UEPB/2000) Sobre a Revolução Francesa é ERRADO afirmar:
a) A
monarquia absoluta francesa se constituía em um obstáculo ao livre
desenvolvimento da economia no país.
b) O
movimento revolucionário foi conduzido pelos burgueses, apesar da participação
de outros setores da sociedade francesa.
c) A
radicalização da revolução foi promovida pelos Jacobinos, liderados por
Robespierre.
d) O
processo revolucionário francês não estava vinculado aos acontecimentos que se
desenrolavam na Europa da época.
e) A
Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão foi uma conquista das forças
revolucionárias francesas.
22. (UEPB/2002) Sobre a Revolução Francesa, analise as seguintes
proposições:
I. Apesar
da participação popular, a Revolução Francesa deve ser abordada no contexto
geral das revoluções burguesas.
II. O
massacre do Rei e de muitos nobres franceses, serviu de pretexto para a
formação de uma aliança entre Inglaterra, Áustria, Prússia, Holanda, Espanha,
Sardenha e Rússia, com objetivo de invadir a França.
III. Durante
o período que ficou conhecido como o Terror, que vai do início de 1793 a julho
de 1794, a Guilhotina era uma marca registrada por ter sido amplamente
utilizada contra os opositores do regime.
Assinale a alternativa correta:
a) Apenas
a proposição I está correta.
b) Apenas
as proposições I e II estão corretas.
c) Apenas
as proposições II e III estão corretas.
d) Todas
as proposições estão corretas.
e) Apenas
as proposições I e III estão corretas.
23. (UFPB/1997) “A difusão dos princípios de igualdade e liberdade
na maior parte dos países da Europa foi obra de Napoleão Bonaparte. A ele se
deve a consolidação dos princípios revolucionários na França, com o Código
Napoleônico. Napoleão governou a França de forma despótica (...) com as
vitórias dos exércitos franceses, a Revolução Francesa tornou-se uma revolução
europeia.”
(Fonte: Mota, Carlos Guilherme e Lopez,
Adriana. História da Civilização:
O Mundo Moderno e Contemporâneo. São
Paulo: Ática, 1995, p. 87)
A partir da citação, constata-se que o
Código Napoleônico:
a) significou
a contrarrevolução francesa, pois trouxe benefícios aos pobres e senhores
feudais.
b) favoreceu
a burguesia francesa, garantindo seus direitos políticos, adquiridos durante a
revolução.
c) prejudicou
a burguesia francesa, eliminando os seus direitos políticos e restaurando a
monarquia.
d) possibilitou
a ascensão da monarquia, garantindo a igualdade econômico-social entre todos os
franceses.
e) permitiu
a restauração do despotismo por toda a Europa.
24. (UFPB/1998) A Revolução Francesa foi entrecortada por várias
fases, que serviram de cenário para conflitos, sonhos e redefinições políticas.
Com relação ao período da Convenção, é
FALSO afirmar:
a) O
governo decretou o aumento de impostos sobre os ricos.
b) O
rei Luís XVI foi condenado e guilhotinado por traição e desvios de verbas para
a Contrarrevolução.
c) A
cidadania foi ampliada para todos os trabalhadores, inclusive com a abolição da
escravidão nas colônias francesas.
d) O
Terror teve início, atingindo os próprios membros da Convenção.
e) A
Declaração dos Direitos do Homem foi assinada, atendendo às pressões do povo.
25. (UFPB/2001) A Revolução Francesa (1789-1799) marca o início da
chamada Idade Contemporânea. Suas realizações constituem-se nos fundamentos de
nossa sociedade atual.
Sobre esse evento tão importante, é
correto afirmar:
a) O
Diretório foi a fase mais curta da Revolução, sendo o responsável pela
promulgação da constituição e pelo decreto do ensino público e gratuito como
direito do cidadão e dever do Estado.
b) A República Jacobina foi a fase mais curta da
Revolução, sendo a responsável pela formação do exército revolucionário que
venceu a guerra contra as potências absolutistas e os contrarrevolucionários
franceses.
c) A
República Girondina foi a fase mais longa da Revolução, sendo a responsável
pela paz estabelecida com a contrarrevolução de dentro e de fora da França.
d) O
Império Napoleônico foi a fase mais longa da Revolução, proclamado pelo
plebiscito que derrubou a república em favor do general comandante do exército
revolucionário francês.
e) A
Convenção foi a primeira fase da Revolução, sendo a mais longa de todas e a
responsável pela manutenção do Rei, formando uma monarquia constitucional que
só veio a cair com o Golpe do 18 Brumário.
1. C
2. C
3. E
4. A
5. D
6. D
7. A
8. A
9. C
10. A
11. C
12. D
13. B
14. C
15. D
16. B
17. B
18. E
19. A
20. A
21. D
22. D
23. B
24. E
25. B
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